Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1239
Tipo do documento: Monografia
Título: Educação inclusiva: formação de professores e seus contributos nas práticas pedagógicas
Autor: Costa, Francisca Keilane da Silva
Primeiro orientador: Costa, Marina Marcos
Primeiro coorientador: Costa, Marina Marcos
Primeiro membro da banca: Franco, Telma Cristina Ribeiro
Segundo membro da banca: Alencar, Maria de Jesus Queiroz
Resumo: Este estudo analisou como a educação inclusiva é implementada em sala de aula e como os professores (a) desenvolvem práticas inclusivas com crianças com deficiência. A investigação abrangeu aspectos históricos da educação inclusiva, do ensino aprendizagem de crianças com deficiência, da formação de professores no âmbito da educação inclusiva e as práticas inclusivas nas escolas. Com isso buscou-se responder o questionamento: quais os contributos da formação de professores nas práticas pedagógicas inclusivas? Esta pesquisa teve como objetivo geral: compreender os contributos da formação inicial de professores nas práticas pedagógicas para uma educação inclusiva. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, envolvendo análise documental, teoria, entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática. O estudo contou com contribuições de diversos autores, incluindo Aranha (2005), Freire (1986, 1991, 2001, 2003, 2004, 2005), Libâneo (1990, 1994, 2005), Mantoan (2003), Martins (2009, 2012), Mazzotta (2005), Miranda; Galvão Filho (2012), Santos; Barbosa (2016), Silva; Garcez (2019), entre outros autores citados na obra. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal de ensino de Campo Maior-PI. Através dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa de mudanças significativas no que diz respeito à educação inclusiva e ao ensino de crianças com deficiência, e a escola é a melhor para que se possa desenvolver essa inclusão. Evidencia-se que apesar dos desafios enfrentados, pelos alunos, professores e toda comunidade educativa, a educação inclusiva é de suma importância, é incontestável para a promoção da equidade na educação e na sociedade.
Abstract: This study analyzed how inclusive education is implemented in the classroom and how teachers develop inclusive practices with children with disabilities. The research covered historical aspects of inclusive education, teaching and learning of children with disabilities, teacher training in the scope of inclusive education, and inclusive practices in schools. With this we sought to answer the question: What are the contributions of teacher training in inclusive pedagogical practices? This research had the overall objective: understand the contributions of initial teacher training in pedagogical practices for inclusive education. As methodological procedures, a qualitative, exploratory, and field research approach was employed, involving document analysis, theory, semi-structured interviews, and systematic observation. The study drew on contributions from various authors, including Aranha (2005), Freire (1986, 1991, 2001, 2003, 2004, 2005), Libâneo (1990, 1994, 2005), Mantoan (2003), Martins (2009, 2012), Mazzotta (2005), Miranda; Galvão Filho (2012), Santos; Barbosa (2016), Silva; Garcez (2019), among others cited in the work. The research was carried out with two teachers from the municipal school system in Campo Maior, Piauí. Through this research it was found that the educational landscape requires significant changes regarding inclusive education and teaching children with disabilities. It is clear that despite the challenges faced by students, teachers, and the entire educational community, inclusive education is of paramount importance and is indisputable for promoting equity in education and society.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Deficiência
Formação de Professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: COSTA, Francisca Keilane da Silva. Educação inclusiva: formação de professores e seus contributos nas práticas pedagógicas. 2024. 89 f. TCC ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1239
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.