| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1242Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Regina Gabriela Ferreira da Rocha | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140181203263060 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Soares, Marina Gleika Felipe | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5527013094839934 | por |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5527013094839934 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-01-20T15:51:15Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Regina Gabriela Ferreira da Rocha. Gamificação na educação infantil em Oeiras: desafios e oportunidades. 2024. 31 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1242 | - |
| dc.description.resumo | Este artigo investiga o conhecimento dos professores sobre a gamificação na educação infantil, com a finalidade de investigar como os docentes compreendem e aplicam a gamificação nesse contexto. O objetivo geral foi compreender as contribuições da gamificação para o processo de ensino-aprendizagem, além de identificar as barreiras que os professores enfrentam em sua aplicação. Entre os objetivos específicos, têm-se: verificar as percepções dos educadores sobre a gamificação; compreender suas contribuições pedagógicas e identificar os desafios enfrentados na implementação dessa prática. Para fundamentar as discussões, utilizou se um referencial teórico que inclui estudiosos como Gardner (1993), Tolomei (2017) e Serpa (2023), entre outros. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa através de uma revisão bibliográfica detalhada e da pesquisa de campo. A análise dos dados foi pautada nas diretrizes de análise de conteúdo propostas por Silva e Fossá (2015), tendo como objeto de estudo questionários aplicados a quatro professores da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Oeiras-PI. Com base nas informações coletadas, buscou-se uma interpretação crítico-reflexiva que se relacionasse com as contribuições dos autores pertinentes. Os resultados indicaram que embora os professores reconheçam o potencial da gamificação, a compreensão do tema ainda é limitada e a capacitação é insuficiente. | por |
| dc.description.abstract | This article investigates teachers' knowledge about gamification in early childhood education, aiming to explore how educators understand and apply gamification in this context. The overall objective was to understand the contributions of gamification to the teaching-learning process, as well as to identify the barriers teachers face in its application. Specific objectives include: examining educators' perceptions of gamification; understanding its pedagogical contributions; and identifying the challenges encountered in implementing this practice. To support the discussions, a theoretical framework was utilized that includes scholars such as Gardner (1993), Tolomei (2017), and Serpa (2023), among others. Methodologically, a qualitative research approach was employed through a detailed literature review and field research. Data analysis was guided by the content analysis guidelines proposed by Silva and Fossá (2015), focusing on questionnaires administered to four early childhood education teachers from the Municipal Education Network of Oeiras-PI. Based on the collected information, a critical-reflective interpretation was sought that related to the contributions of the relevant authors. The results indicated that although teachers recognize the potential of gamification, their understanding of the topic is limited and their training is insufficient. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Regina Gabriela (reginapereira@aluno.uespi.br) on 2025-01-18T20:36:17Z No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.pdf: 535133 bytes, checksum: e7eafcf4f3c33946df29c368d457d70e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 172922 bytes, checksum: b3a2c4a27d03935062b30a557592c64d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-20T15:51:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.pdf: 535133 bytes, checksum: e7eafcf4f3c33946df29c368d457d70e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 172922 bytes, checksum: b3a2c4a27d03935062b30a557592c64d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-20T15:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Completo.pdf: 535133 bytes, checksum: e7eafcf4f3c33946df29c368d457d70e (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 172922 bytes, checksum: b3a2c4a27d03935062b30a557592c64d (MD5) Previous issue date: 2024-11-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Gamificação | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject | Formação Continua | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Gamificação na educação infantil em Oeiras: desafios e oportunidades | por |
| dc.title.alternative | Gamification in early childhood education in Oeiras: challenges and opportunities | eng |
| dc.title.alternative | Gamificación en la educación infantil en Oeiras: desafíos y oportunidades | spa |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 522,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
