Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1242
Tipo do documento: Artigo
Título: Gamificação na educação infantil em Oeiras: desafios e oportunidades
Título(s) alternativo(s): Gamification in early childhood education in Oeiras: challenges and opportunities
Gamificación en la educación infantil en Oeiras: desafíos y oportunidades
Autor: Pereira, Regina Gabriela Ferreira da Rocha 
Primeiro orientador: Soares, Marina Gleika Felipe
Resumo: Este artigo investiga o conhecimento dos professores sobre a gamificação na educação infantil, com a finalidade de investigar como os docentes compreendem e aplicam a gamificação nesse contexto. O objetivo geral foi compreender as contribuições da gamificação para o processo de ensino-aprendizagem, além de identificar as barreiras que os professores enfrentam em sua aplicação. Entre os objetivos específicos, têm-se: verificar as percepções dos educadores sobre a gamificação; compreender suas contribuições pedagógicas e identificar os desafios enfrentados na implementação dessa prática. Para fundamentar as discussões, utilizou se um referencial teórico que inclui estudiosos como Gardner (1993), Tolomei (2017) e Serpa (2023), entre outros. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa através de uma revisão bibliográfica detalhada e da pesquisa de campo. A análise dos dados foi pautada nas diretrizes de análise de conteúdo propostas por Silva e Fossá (2015), tendo como objeto de estudo questionários aplicados a quatro professores da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Oeiras-PI. Com base nas informações coletadas, buscou-se uma interpretação crítico-reflexiva que se relacionasse com as contribuições dos autores pertinentes. Os resultados indicaram que embora os professores reconheçam o potencial da gamificação, a compreensão do tema ainda é limitada e a capacitação é insuficiente.
Abstract: This article investigates teachers' knowledge about gamification in early childhood education, aiming to explore how educators understand and apply gamification in this context. The overall objective was to understand the contributions of gamification to the teaching-learning process, as well as to identify the barriers teachers face in its application. Specific objectives include: examining educators' perceptions of gamification; understanding its pedagogical contributions; and identifying the challenges encountered in implementing this practice. To support the discussions, a theoretical framework was utilized that includes scholars such as Gardner (1993), Tolomei (2017), and Serpa (2023), among others. Methodologically, a qualitative research approach was employed through a detailed literature review and field research. Data analysis was guided by the content analysis guidelines proposed by Silva and Fossá (2015), focusing on questionnaires administered to four early childhood education teachers from the Municipal Education Network of Oeiras-PI. Based on the collected information, a critical-reflective interpretation was sought that related to the contributions of the relevant authors. The results indicated that although teachers recognize the potential of gamification, their understanding of the topic is limited and their training is insufficient.
Palavras-chave: Gamificação
Educação Infantil
Formação Continua
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: PEREIRA, Regina Gabriela Ferreira da Rocha. Gamificação na educação infantil em Oeiras: desafios e oportunidades. 2024. 31 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1242
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf522,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.