Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Kleanne do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Alves de Lima-
dc.date.accessioned2025-01-21T12:30:21Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDIAS, Kleanne do Nascimento. Uma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerletti. 2025. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1252-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objeto de estudo o conceito de filosofia como problema filosófico, através da análise da obra O ensino de filosofia como problema filosófico de Alejandro Cerletti, na qual ele aborda questões relacionadas ao ensino de filosofia e suas problemáticas, definição de filosofia e a formação do professor de filosofia. Nossa pesquisa buscou investigar a visão de Alejandro Cerletti sobre o ensino de filosofia e como sua abordagem contribuiu e alargou as discussões sobre a prática educacional no Brasil, onde destacamos a influência de Deleuze e Guattari no pensamento de Cerletti e uma análise do fazer filosófico em sala de aula no ensino médio.por
dc.description.abstractThe present article aims to study the concept of philosophy as a philosophical problem, through the analysis of the work O ensino de filosofia como problema filosófico by Alejandro Cerletti, where he addresses issues related to the teaching of philosophy and its challenges, the definition of philosophy, and the formation of philosophy teachers. Our research sought to investigate Alejandro Cerletti’s view on the teaching of philosophy and how his approach contributed to and expanded discussions on educational practice in Brazil, highlighting the influence of Deleuze and Guattari on Cerletti's thought, as well as an analysis of philosophical practice in the high school classroom.por
dc.description.provenanceSubmitted by Kleanne do Nascimento Dias (kleannedias@aluno.uespi.br) on 2025-01-20T20:33:39Z No. of bitstreams: 2 TCC - Kleanne do Nascimento Dias.pdf: 698054 bytes, checksum: c55e14296ee3d2156f0408a1b59cbacf (MD5) TERMO ASSINADO.pdf: 61326 bytes, checksum: 812e4aaee14e83c1ab309d2c501571ee (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-21T12:30:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - Kleanne do Nascimento Dias.pdf: 698054 bytes, checksum: c55e14296ee3d2156f0408a1b59cbacf (MD5) TERMO ASSINADO.pdf: 61326 bytes, checksum: 812e4aaee14e83c1ab309d2c501571ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T12:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - Kleanne do Nascimento Dias.pdf: 698054 bytes, checksum: c55e14296ee3d2156f0408a1b59cbacf (MD5) TERMO ASSINADO.pdf: 61326 bytes, checksum: 812e4aaee14e83c1ab309d2c501571ee (MD5) Previous issue date: 2025-01-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectConceitopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectProblemapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerlettipor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.