Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1252
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerletti
Autor: Dias, Kleanne do Nascimento
Primeiro orientador: Lopes, Adriana Alves de Lima
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo o conceito de filosofia como problema filosófico, através da análise da obra O ensino de filosofia como problema filosófico de Alejandro Cerletti, na qual ele aborda questões relacionadas ao ensino de filosofia e suas problemáticas, definição de filosofia e a formação do professor de filosofia. Nossa pesquisa buscou investigar a visão de Alejandro Cerletti sobre o ensino de filosofia e como sua abordagem contribuiu e alargou as discussões sobre a prática educacional no Brasil, onde destacamos a influência de Deleuze e Guattari no pensamento de Cerletti e uma análise do fazer filosófico em sala de aula no ensino médio.
Abstract: The present article aims to study the concept of philosophy as a philosophical problem, through the analysis of the work O ensino de filosofia como problema filosófico by Alejandro Cerletti, where he addresses issues related to the teaching of philosophy and its challenges, the definition of philosophy, and the formation of philosophy teachers. Our research sought to investigate Alejandro Cerletti’s view on the teaching of philosophy and how his approach contributed to and expanded discussions on educational practice in Brazil, highlighting the influence of Deleuze and Guattari on Cerletti's thought, as well as an analysis of philosophical practice in the high school classroom.
Palavras-chave: Conceito
Filosofia
Problema
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Filosofia
Citação: DIAS, Kleanne do Nascimento. Uma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerletti. 2025. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1252
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.