| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1252| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Uma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerletti |
| Autor: | Dias, Kleanne do Nascimento |
| Primeiro orientador: | Lopes, Adriana Alves de Lima |
| Resumo: | O presente artigo tem como objeto de estudo o conceito de filosofia como problema filosófico, através da análise da obra O ensino de filosofia como problema filosófico de Alejandro Cerletti, na qual ele aborda questões relacionadas ao ensino de filosofia e suas problemáticas, definição de filosofia e a formação do professor de filosofia. Nossa pesquisa buscou investigar a visão de Alejandro Cerletti sobre o ensino de filosofia e como sua abordagem contribuiu e alargou as discussões sobre a prática educacional no Brasil, onde destacamos a influência de Deleuze e Guattari no pensamento de Cerletti e uma análise do fazer filosófico em sala de aula no ensino médio. |
| Abstract: | The present article aims to study the concept of philosophy as a philosophical problem, through the analysis of the work O ensino de filosofia como problema filosófico by Alejandro Cerletti, where he addresses issues related to the teaching of philosophy and its challenges, the definition of philosophy, and the formation of philosophy teachers. Our research sought to investigate Alejandro Cerletti’s view on the teaching of philosophy and how his approach contributed to and expanded discussions on educational practice in Brazil, highlighting the influence of Deleuze and Guattari on Cerletti's thought, as well as an analysis of philosophical practice in the high school classroom. |
| Palavras-chave: | Conceito Filosofia Problema |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Filosofia |
| Citação: | DIAS, Kleanne do Nascimento. Uma investigação acerca da perspectiva do ensino como problema filosófico na visão de Alejandro Cerletti. 2025. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1252 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
