| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1264Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Beserra, Gilmária de Moura | - |
| dc.contributor.advisor1 | Gabriel, Djanes Lemos Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-23T13:06:17Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | BESERRA, Gilmária de Moura. Caminhos para uma educação inclusiva no município de Oeiras-PI: Reflexões sobre recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais. 2024. 35 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1264 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo aborda a relevância da educação inclusiva e a análise de recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas no contexto do município de Oeiras-PI, com o propósito de instituir reflexões acerca da temática. O objetivo geral desta pesquisa é identificar as estruturas arquitetônicas e recursos pedagógicos presentes na escola e as políticas públicas educacionais que são implementadas para assegurar uma educação inclusiva efetiva. Os objetivos específicos são: 1) analisar as estruturas arquitetônicas e recursos pedagógicos de que o espaço escolar necessita para desenvolver um ensino inclusivo e 2) compreender as políticas públicas que contribuem com a garantia de estruturas e recursos para a educação inclusiva. Em síntese, as reflexões discutidas no referencial teórico foram fundamentadas na perspectiva de teóricos como Marchesi (2007), Sassaki (2009) e Mantoan (2015), entre outros. No que se refere à metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, sustentada por procedimentos que envolveram a pesquisa de campo e revisão bibliográfica. Posteriormente, foi realizada a análise de dados, cujos resultados foram obtidos por meio de um questionário aplicado aos professores, coordenadores e o professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) das instituições escolares. Com base nos dados coletados e nas reflexões acerca da temática, a pesquisa atingiu os objetivos ao chegar à conclusão de que é necessário analisar a importância de implementar recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais abrangentes e eficazes. Assim, este estudo contribui para o entendimento da importância de oferecer um ensino inclusivo, apontando caminhos para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas mais eficazes. | por |
| dc.description.abstract | This study addresses the relevance of inclusive education and the analysis of pedagogical and architectural resources, as well as public policies, in the context of the municipality of Oeiras-PI, with the aim of fostering reflections on the topic. The general objective of this work is to identify which architectural structures, pedagogical resources, and public policies schools need to contribute to the construction of inclusive education. Regarding the specific objectives, the study aims to analyze the architectural structures and pedagogical resources that the school environment requires to develop inclusive teaching and to understand public policies that support the provision of structures and resources for inclusive education. In summary, the reflections discussed in the theoretical framework were based on the perspectives of theorists such as Marchesi (2007), Sassaki (2009), and Mantoan (2015), among others. In terms of methodology, the research adopted a qualitative approach, supported by procedures that included field research and bibliographic review. Subsequently, data analysis was conducted, with results obtained through questionnaires administered to school staff, including teachers, coordinators, and the teacher responsible for Specialized Educational Services (SES). Based on the collected data, as well as responses and reflections on the topic, this study contributed to the understanding of the importance of providing inclusive education, suggesting pathways for the development of more effective inclusive educational practices. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Gilmária Beserra (gilmariabeserra@aluno.uespi.br) on 2025-01-22T21:15:00Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO TCC.pdf: 308111 bytes, checksum: 431bd91de4ca5ee9c72a7ff36cc36fa3 (MD5) Termo .pdf: 235447 bytes, checksum: 68c2653929317d0572b82a32b983b743 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-23T13:06:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO TCC.pdf: 308111 bytes, checksum: 431bd91de4ca5ee9c72a7ff36cc36fa3 (MD5) Termo .pdf: 235447 bytes, checksum: 68c2653929317d0572b82a32b983b743 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-23T13:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO TCC.pdf: 308111 bytes, checksum: 431bd91de4ca5ee9c72a7ff36cc36fa3 (MD5) Termo .pdf: 235447 bytes, checksum: 68c2653929317d0572b82a32b983b743 (MD5) Previous issue date: 2025-12-19 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Inclusiva | por |
| dc.subject | Estruturas Arquitetônicas | por |
| dc.subject | Políticas Públicas | por |
| dc.subject | Recursos Pedagógicos | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Caminhos para uma educação inclusiva no município de Oeiras-PI: Reflexões sobre recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 300,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
