Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1264
Tipo do documento: Artigo
Título: Caminhos para uma educação inclusiva no município de Oeiras-PI: Reflexões sobre recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais
Autor: Beserra, Gilmária de Moura
Primeiro orientador: Gabriel, Djanes Lemos Ferreira
Resumo: O presente estudo aborda a relevância da educação inclusiva e a análise de recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas no contexto do município de Oeiras-PI, com o propósito de instituir reflexões acerca da temática. O objetivo geral desta pesquisa é identificar as estruturas arquitetônicas e recursos pedagógicos presentes na escola e as políticas públicas educacionais que são implementadas para assegurar uma educação inclusiva efetiva. Os objetivos específicos são: 1) analisar as estruturas arquitetônicas e recursos pedagógicos de que o espaço escolar necessita para desenvolver um ensino inclusivo e 2) compreender as políticas públicas que contribuem com a garantia de estruturas e recursos para a educação inclusiva. Em síntese, as reflexões discutidas no referencial teórico foram fundamentadas na perspectiva de teóricos como Marchesi (2007), Sassaki (2009) e Mantoan (2015), entre outros. No que se refere à metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, sustentada por procedimentos que envolveram a pesquisa de campo e revisão bibliográfica. Posteriormente, foi realizada a análise de dados, cujos resultados foram obtidos por meio de um questionário aplicado aos professores, coordenadores e o professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) das instituições escolares. Com base nos dados coletados e nas reflexões acerca da temática, a pesquisa atingiu os objetivos ao chegar à conclusão de que é necessário analisar a importância de implementar recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais abrangentes e eficazes. Assim, este estudo contribui para o entendimento da importância de oferecer um ensino inclusivo, apontando caminhos para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas mais eficazes.
Abstract: This study addresses the relevance of inclusive education and the analysis of pedagogical and architectural resources, as well as public policies, in the context of the municipality of Oeiras-PI, with the aim of fostering reflections on the topic. The general objective of this work is to identify which architectural structures, pedagogical resources, and public policies schools need to contribute to the construction of inclusive education. Regarding the specific objectives, the study aims to analyze the architectural structures and pedagogical resources that the school environment requires to develop inclusive teaching and to understand public policies that support the provision of structures and resources for inclusive education. In summary, the reflections discussed in the theoretical framework were based on the perspectives of theorists such as Marchesi (2007), Sassaki (2009), and Mantoan (2015), among others. In terms of methodology, the research adopted a qualitative approach, supported by procedures that included field research and bibliographic review. Subsequently, data analysis was conducted, with results obtained through questionnaires administered to school staff, including teachers, coordinators, and the teacher responsible for Specialized Educational Services (SES). Based on the collected data, as well as responses and reflections on the topic, this study contributed to the understanding of the importance of providing inclusive education, suggesting pathways for the development of more effective inclusive educational practices.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Estruturas Arquitetônicas
Políticas Públicas
Recursos Pedagógicos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BESERRA, Gilmária de Moura. Caminhos para uma educação inclusiva no município de Oeiras-PI: Reflexões sobre recursos pedagógicos, arquitetônicos e políticas públicas educacionais. 2024. 35 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1264
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf300,89 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.