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Tipo do documento: Artigo
Título: Transtorno opositor desafiador e a educação inclusiva: desafios e práticas inclusivas ao aluno com TOD na escola regular.
Autor: Batista, Taine da Rocha
Primeiro orientador: Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) no cenário da educação inclusiva, procurando compreender os obstáculos que os professores encontram ao lidar com estudantes com TOD em salas de aula convencionais, assim como conhecer estratégias de inclusão que favoreçam tanto esses estudantes quanto seus colegas. O TOD é definido por atitudes desafiadoras, como resistência a figuras de autoridade, que muitas vezes impactam a dinâmica escolar. Assim, conduziu-se um estudo bibliográfico e qualitativo, examinando materiais publicados entre os anos de 2011 e 2023. Estudos de autores como Teixeira, Mantoan e outros, abordam o efeito do TOD e a relevância de uma estratégia inclusiva multidisciplinar, que envolva escola, família e especialistas, foram identificados. A análise dos resultados implicou uma revisão de vários estudos que proporcionam visões sobre o gerenciamento comportamental e práticas inclusivas para estudantes com TOD. Os autores analisados enfatizam a relevância de uma abordagem integrada, que engloba a um suporte emocional para estudantes e docentes. Contudo, os obstáculos práticos para a aplicação dessas estratégias em escolas com recursos escassos são um obstáculo destacado em várias pesquisas. Foram sugeridas políticas públicas mais sólidas e materiais didáticos focados na inclusão para aprimorar a resposta educacional às demandas dos estudantes com TOD. Em suas conclusões, a pesquisa conclui que, para uma inclusão genuína, é imprescindível abandonar práticas convencionais que classificam ou isolam estudantes com necessidades particulares. Práticas inclusivas fundamentadas na empatia e adaptabilidade são fundamentais não só para o progresso acadêmico do estudante com TOD, mas também para consolidar uma cultura de aceitação e respeito entre todos os alunos. O estudo destaca que uma inclusão efetiva requer ações interdisciplinares que envolvam família, escola e profissionais de saúde, além do suporte constante de políticas de educação inclusiva. Portanto, o estudo reforça que o desafio de incluir estudantes com TOD transcende o contexto escolar, demandando suporte integrado e políticas públicas que garantam o acesso a uma educação de alto padrão e livre de preconceitos. É fundamental investir na formação de docentes e em materiais didáticos inclusivos para estabelecer um ambiente receptivo onde estudantes com TOD possam prosperar, fomentando, assim, uma sociedade mais equitativa e inclusiva para todos.
Abstract: The objective of this study is to analyze Oppositional Defiant Disorder (ODD) in the context of inclusive education, seeking to understand the challenges teachers face when dealing with students with ODD in mainstream classrooms, as well as to explore inclusion strategies that benefit both these students and their peers. ODD is characterized by challenging behaviors, such as resistance to authority figures, which often impact school dynamics. Thus, a bibliographic and qualitative study was conducted, examining materials published between 2011 and 2023. Studies by authors such as Teixeira, Mantoan, and others that address the effects of ODD and the importance of a multidisciplinary inclusive strategy involving schools, families, and specialists were identified. The analysis of the results entailed a review of various studies offering insights into behavioral management and inclusive practices for students with ODD. The authors analyzed emphasize the importance of an integrated approach, encompassing emotional support for both students and teachers. However, practical challenges in implementing these strategies in resource-scarce schools are a recurring issue highlighted in several studies. Stronger public policies and educational materials focused on inclusion were suggested to improve the educational response to the needs of students with ODD. In its conclusions, the research asserts that genuine inclusion requires abandoning conventional practices that classify or isolate students with specific needs. Inclusive practices grounded in empathy and adaptability are essential not only for the academic progress of students with ODD but also for fostering a culture of acceptance and respect among all students. The study emphasizes that effective inclusion demands interdisciplinary actions involving families, schools, and healthcare professionals, alongside constant support from inclusive education policies. Therefore, the study reinforces that the challenge of including students with ODD transcends the school environment, requiring integrated support and public policies that ensure access to high-quality, prejudice-free education. It is crucial to invest in teacher training and inclusive educational materials to create a welcoming environment where students with ODD can thrive, thus fostering a more equitable and inclusive society for all.
Palavras-chave: Transtorno Opositor Desafiador
Inclusão
Práticas e Desafios
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BATISTA, Taine da Rocha. Transtorno opositor desafiador e a educação inclusiva: desafios e práticas inclusivas ao aluno com TOD na escola regular. 2024. 23 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1285
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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