Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1286
Tipo do documento: Monografia
Título: A importância da utilização da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos em escolas de Picos, Piauí
Autor: Lima, José Vital de
Primeiro orientador: Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva
Resumo: Este trabalho analisa a relevância da leitura e da escrita como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Picos, Piauí. Partindo de teorias como a Andragogia de Malcolm Knowles, que valoriza a autonomia e as experiências de vida dos alunos, e da Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky, que destaca o papel do contexto social na aprendizagem, o estudo aborda os desafios e as possibilidades dessa modalidade de ensino. Os objetivos incluem identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA no aprendizado da leitura e escrita, avaliar as práticas pedagógicas existentes e propor estratégias inovadoras adaptadas ao contexto local. A pesquisa se fundamenta na legislação educacional brasileira, como a LDB e programas como o Proeja e o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, que buscam promover a inclusão educacional e combater o analfabetismo. Os resultados destacam que a alfabetização na EJA enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos adequados e a necessidade de formação contínua para os educadores. Estratégias pedagógicas personalizadas e metodologias ativas mostram-se promissoras, mas demandam maior suporte institucional e políticas públicas consistentes. O estudo propõe que abordagens centradas nas especificidades dos alunos da EJA podem elevar o nível de alfabetização e engajamento, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento regional. Conclui-se que o fortalecimento da EJA em Picos exige um esforço conjunto entre educadores, instituições e políticas públicas, com foco na leitura e na escrita como alicerces para a transformação social. Este trabalho preenche uma lacuna acadêmica ao explorar as peculiaridades locais da EJA e oferece diretrizes valiosas para educadores e pesquisadores interessados em promover a educação inclusiva no Brasil.
Abstract: This study analyzes the importance of reading and writing as fundamental tools for social and economic development in Youth and Adult Education (EJA) in Picos, Piauí. Drawing on theories such as Malcolm Knowles' Andragogy, which values students' autonomy and life experiences, and Lev Vygotsky's Sociocultural Theory, which emphasizes the role of the social context in learning, the research addresses the challenges and opportunities of this educational modality. The objectives include identifying the difficulties faced by EJA students in learning to read and write, assessing existing pedagogical practices, and proposing innovative strategies adapted to the local context. The study is grounded in Brazilian educational legislation, such as the LDB and programs like Proeja and the National Pact for Overcoming Illiteracy, which aim to promote educational inclusion and combat illiteracy. The findings highlight that literacy in EJA faces structural challenges, including a lack of adequate teaching resources and the need for continuous educator training. Personalized pedagogical strategies and active methodologies are promising but require greater institutional support and consistent public policies. The study proposes that approaches centered on the specific needs of EJA students can improve literacy levels and engagement, contributing to social inclusion and regional development. It concludes that strengthening EJA in Picos requires a collaborative effort among educators, institutions, and public policies, focusing on reading and writing as foundations for social transformation. This work fills an academic gap by exploring the local peculiarities of EJA and provides valuable guidelines for educators and researchers interested in promoting inclusive education in Brazil.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura e Escrita
Alfabetização de Adultos
Inclusão Educacional
Estratégias Pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LIMA, José Vital de. A importância da utilização da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos em escolas de Picos, Piauí. 2025. 61 p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1286
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.