Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Thamyres da Costa Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7109257370910418por
dc.contributor.advisor1Batista, Suênya Marley Mourão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3810257827135860por
dc.contributor.referee1Carlos, Pádua-
dc.contributor.referee2Marina, Costa-
dc.date.accessioned2025-01-27T11:06:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thamyres da Costa Gomes. A formação de professores e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora no munícipio de Campo Maior-PI. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1289-
dc.description.resumoA prática pedagógica transformadora requer bases formativas sólidas que contemplem novas perspectivas acerca da formação dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as articulações entre a formação de professores no município de Campo Maior-PI e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora. Para atingir este objetivo foram estipulados três objetivos específicos: descrever a formação inicial de professores para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental; caracterizar a formação continuada de professores no município de Campo Maior-PI; identificar aspectos que particularizam uma prática pedagógica transformadora. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, sendo a coleta de dados feita por meio da pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada com 3 pedagogas que atuam na rede educacional municipal de Campo Maior-PI e tem experiência em ministrar aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. A base teórica utilizada contou com autores como Nóvoa (2019), Freire (2004), Lima (2008), Lombardi, Colores e Orso (2021) e Pádua (2000), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível analisar os aspectos que envolvem uma prática pedagógica transformadora e como as formações inicial e continuada influenciam no processo de desenvolvimento da prática do professor. Conclui-se que, por conta das limitações em promover mudanças necessárias nos processos de formação inicial e continuada, a prática pedagógica transformadora ainda encontra dificuldades de se firmar no ambiente escolar.por
dc.description.abstractA transformative pedagogical practice can only be achieved from solid training bases that aim for new perspectives for the individual. This work has the general objective of analyzing the connections between teacher training in the municipality of Campo Maior-PI and the possibilities for developing transformative pedagogical practice. In order to achieve this objective, three specific objectives were stipulated: to describe the initial training of teachers to work in the early years of elementary school; characterize the continuing education of teachers in the municipality of Campo Maior-PI; identify aspects that characterize a transformative pedagogical practice. The methodology used was a qualitative approach, and descriptive, with data collection carried out through field research. The research was carried out with 3 pedagogues who work in the municipal educational network of Campo Maior-PI and have experience in teaching classes in the early years of elementary school. The theoretical basis used included authors such as Nóvoa (2019), Freire (2004), Lima (2008), Lombardi;Colores and Orso (2021) and Pádua (2000) among others. Through research, it was possible to analyze the aspects that involve a transformative pedagogical practice and how initial and continuing training influence this process of developing teacher practice. It is concluded that, due to the difficulty in making changes in initial and continuing training, transformative pedagogical practice still finds it difficult to establish itself in the school environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by THAMYRES OLIVEIRA (thamyresoliveira@aluno.uespi.br) on 2025-01-24T17:14:27Z No. of bitstreams: 2 Tcc final.pdf: 704631 bytes, checksum: 6592676abff25ed3ed71bd638908e8bc (MD5) Termo de autorização (1).pdf: 139960 bytes, checksum: 4814603918c089bb9f8a027c8d75f1dd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-27T11:06:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc final.pdf: 704631 bytes, checksum: 6592676abff25ed3ed71bd638908e8bc (MD5) Termo de autorização (1).pdf: 139960 bytes, checksum: 4814603918c089bb9f8a027c8d75f1dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T11:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc final.pdf: 704631 bytes, checksum: 6592676abff25ed3ed71bd638908e8bc (MD5) Termo de autorização (1).pdf: 139960 bytes, checksum: 4814603918c089bb9f8a027c8d75f1dd (MD5) Previous issue date: 2024-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.relation.referencesARANTES, A. P.; KOCHHANN, A. A historicidade do curso de pedagogia no Brasil: da tendência tecnicista à crítica. Interação interdisciplinar, v. 4, n. 1, p. 00-00, ago./dez 2018. ARAÚJO, R.M.B.; SILVA, M.D.; SILVA, M.C. A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes.@mbienteeducação. São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo, v.12, n. 3, p. 17-38 set./dez. 2019. ARELARO, L. R. G.; CABRAL, M. R. M. Paulo Freire por uma teoria e práxis transformadora. Edufu: Uberlândia, 2019. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15/ 05/2006. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 01/ 07/2015. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20/ 12/2019 FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016. FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 120 p. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 2. ed. Campinas: Alínea, 2001. 78 p. LIMA, Elmo de Sousa. Formação continuada de professores no semi-árido: Valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos. Orientador: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. 2008. 240 p. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal do Piaui, Teresina, 2008. LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. Pedagogia Histórico-Crítica E Prática Pedagógica Transformadora. Uberlândia: Navegando, 2021. 322 p. MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes. Campinas: Papirus, n. 36, p. 13-20, 1995. MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). Interfaces da educação, Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 561-588, 2021. MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. 108 p. NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. 3. ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 2019. 15 p. v. 44. NERI, Antonio Avelar Macedo; SOUSA JUNIOR, Arnóbio Rodrigues de Sousa. PIBID E PRP: Políticas públicas necessárias na formação inicial docente. Ioles, Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 42-48, 2020. PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: Abordagem teórico-prática. 10. ed. [S. l.]: Papirus editora, 2000. 125 p. PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. Prigol, E. liz, Behrens, M. A.. Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa De Educação, v. 33, p. 5-25, 2020 RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 334 p. ROCHA, Ricael Spirandeli; DANTAS, Bruna Renata de Brito; BUENO, José Lucas Pedreira. Impactos da racionalidade técnica na educação em tempos de negacionismo: um retrocesso da resolução CNE/CP n. 2/2019. Faces de clio , Juiz de Fora, v. 9, n. 17, p. 91-107, 20 jun. 2023 SILVA, L. de J. da. A formação do pedagogo frente às novas diretrizes curriculares nacionais. 2022. 48 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura plena em pedagogia) - Universidade de Brasília faculdade de educação, Brasília, 2022. SOKOLOWSKI, M. T. História do curso de pedagogia no brasil. Comunicações, Piracicaba, v.1, p. 81-97, jan./jun., 2013. GATTI, Bernadete A.; NUNES, Marina Muniz Rossa. Formação de professores para o ensino fundamental: Estudo de currículo das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009. 160 p. MELLO, Diene Eire De ; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo . Os programas PIBID e residência pedagógica: em discussão a formação do professor da educação básica. Paranaíba: Interfaces da educação, 2019. 506-531 p. v. 12. MOANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 50 p. SAVIANI , Demerval. Escola e democracia. 32. ed. Campinas: Autores Associados. v. 5, p. 99, 1999. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: LED/UFSC, 2001. 3 ed. 121p.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação de professores e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora no munícipio de Campo Maior-PIpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf688,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.