Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldas, José dos Navegantes da Silva-
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Alves de Lima-
dc.date.accessioned2025-01-30T12:59:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCALDAS, José dos Navegantes da Silva. O "ser aí" de possibilidades: na perspectiva de uma educação libertadora. 2024. 19 f. Artigo (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1301-
dc.description.resumoNosso trabalho visa apresentar a apropriação que Paulo Freire faz de conceitos presentes na fenomenologia hermenêutica de Heidegger. Assim, tomamos como referência primária a obra pedagogia do oprimido, a partir de uma metodologia de cunho qualitativo e bibliográfico, objetivamos demonstrar em que medida Heidegger apresenta o conceito de “Ser aí” lançado no mundo em suas possibilidades e como Freire retoma esse conceito no contexto da educação enquanto base para a constituição de uma práxis pedagógica, na defesa de um ser que não pode ser entendido como apenas livre no mundo, mas como ser mais, lançado em um contexto histórico dialógico e participativo. Nossa proposta nos mostra como essa definição ressalta a relevância de pensarmos o ser do homem como um ser em movimento, no sentido de que deve ser formado para uma atuação autônoma, na busca de uma educação mais humanizada e dialógica, na perspectiva que o “ser” se reconheça como ser no mundo saindo de seu estado de dúvida, com o intuito de reconhecer esse ser como protagonista de sua própria educação, retirando-se da condição de oprimido. Palavras-chave: Educação; autonomia; práxis; mundo.por
dc.description.abstractOur work aims to present Paulo Freire's appropriation of concepts present in Heidegger's hermeneutic phenomenology. Thus, we take as a primary reference the work pedagogy of the oppressed, based on a methodology of a qualitative and bibliographic nature, we aim to demonstrate to what extent Heidegger presents the concept of “Being there” launched into the world in its possibilities and how Freire takes up this concept in context of education as a basis for the constitution of a pedagogical praxis, in defense of a being that cannot be understood as just free in the world, but as being more, launched in a dialogic and participatory historical context. Our proposal shows us how this definition highlights the relevance of thinking about man's being as a being in movement, in the sense that he must be trained for autonomous action, in the search for a more humanized and dialogic education, from the perspective that the “being” recognize yourself as a being in the world, leaving your state of doubt, with the aim of recognizing this being as the protagonist of your own education, removing yourself from the condition of oppressed. Keywords: Education; autonomy; praxis; world.por
dc.description.provenanceSubmitted by José Caldas (josecaldas@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T15:01:58Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL BANCA com abstrat.pdf: 320035 bytes, checksum: 65385d1a7f84ffefbadcbfb8d7af32bb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A),INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL.COPIE O TEXTO RESPOSTA on 2025-01-24T12:47:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Caldas (josecaldas@aluno.uespi.br) on 2025-01-28T23:08:07Z No. of bitstreams: 2 TCC FINAL BANCA com abstrat.pdf: 320035 bytes, checksum: 65385d1a7f84ffefbadcbfb8d7af32bb (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO DE REPOSITÓRIO.pdf: 214617 bytes, checksum: 44faf22d71513af43032e631504891b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-30T12:59:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC FINAL BANCA com abstrat.pdf: 320035 bytes, checksum: 65385d1a7f84ffefbadcbfb8d7af32bb (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO DE REPOSITÓRIO.pdf: 214617 bytes, checksum: 44faf22d71513af43032e631504891b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-30T12:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC FINAL BANCA com abstrat.pdf: 320035 bytes, checksum: 65385d1a7f84ffefbadcbfb8d7af32bb (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO DE REPOSITÓRIO.pdf: 214617 bytes, checksum: 44faf22d71513af43032e631504891b2 (MD5) Previous issue date: 2024-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectMundopor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleO "ser aí" de possibilidades: na perspectiva de uma educação libertadorapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.