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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1301| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O "ser aí" de possibilidades: na perspectiva de uma educação libertadora |
| Autor: | Caldas, José dos Navegantes da Silva |
| Primeiro orientador: | Lopes, Adriana Alves de Lima |
| Resumo: | Nosso trabalho visa apresentar a apropriação que Paulo Freire faz de conceitos presentes na fenomenologia hermenêutica de Heidegger. Assim, tomamos como referência primária a obra pedagogia do oprimido, a partir de uma metodologia de cunho qualitativo e bibliográfico, objetivamos demonstrar em que medida Heidegger apresenta o conceito de “Ser aí” lançado no mundo em suas possibilidades e como Freire retoma esse conceito no contexto da educação enquanto base para a constituição de uma práxis pedagógica, na defesa de um ser que não pode ser entendido como apenas livre no mundo, mas como ser mais, lançado em um contexto histórico dialógico e participativo. Nossa proposta nos mostra como essa definição ressalta a relevância de pensarmos o ser do homem como um ser em movimento, no sentido de que deve ser formado para uma atuação autônoma, na busca de uma educação mais humanizada e dialógica, na perspectiva que o “ser” se reconheça como ser no mundo saindo de seu estado de dúvida, com o intuito de reconhecer esse ser como protagonista de sua própria educação, retirando-se da condição de oprimido. Palavras-chave: Educação; autonomia; práxis; mundo. |
| Abstract: | Our work aims to present Paulo Freire's appropriation of concepts present in Heidegger's hermeneutic phenomenology. Thus, we take as a primary reference the work pedagogy of the oppressed, based on a methodology of a qualitative and bibliographic nature, we aim to demonstrate to what extent Heidegger presents the concept of “Being there” launched into the world in its possibilities and how Freire takes up this concept in context of education as a basis for the constitution of a pedagogical praxis, in defense of a being that cannot be understood as just free in the world, but as being more, launched in a dialogic and participatory historical context. Our proposal shows us how this definition highlights the relevance of thinking about man's being as a being in movement, in the sense that he must be trained for autonomous action, in the search for a more humanized and dialogic education, from the perspective that the “being” recognize yourself as a being in the world, leaving your state of doubt, with the aim of recognizing this being as the protagonist of your own education, removing yourself from the condition of oppressed. Keywords: Education; autonomy; praxis; world. |
| Palavras-chave: | Educação Autonomia Práxis Mundo |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Filosofia |
| Citação: | CALDAS, José dos Navegantes da Silva. O "ser aí" de possibilidades: na perspectiva de uma educação libertadora. 2024. 19 f. Artigo (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1301 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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