| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1315Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Borges, Maria Gabriela Queiroz | - |
| dc.contributor.advisor1 | Soares, Marina Gleika Felipe | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-31T12:42:19Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Maria Gabriela Queiroz. Educação sexual na educação infantil : Quebrando paradigmas no contexto oeirense. 2024. 26 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1315 | - |
| dc.description.resumo | O trabalho aborda a educação sexual na educação infantil, apresentando como objetivo geral investigar sobre a educação sexual como forma de proteção e de prevenção contra abusos, refletindo acerca de sua abordagem no município de Oeiras Piauí, cidade referência em educação pública, situada na macrorregião de Picos- PI, e a 283,2 km de Teresina-PI. Este estudo apresenta como objetivos específicos refletir acerca da abordagem da educação sexual na educação infantil no contexto Oeirense, refletir acerca das políticas educacionais referentes a educação sexual nas escolas, analisar sobre a educação sexual, no contexto Oeirense, compreender os desafios da prática pedagógica para a educação sexual na educação infantil. O referencial teórico tem como subsídio estudos de autores como Freire, Figueiró (2009), Ribeiro (2011), Campos (2022), entre outros. Referente a metodologia de pesquisa utilizada, caracterizando-se como qualitativa e bibliográfica, e quanto ao método de coleta de dados foi utilizado o questionário aplicado de forma online para educadoras da rede municipal. A partir dos dados coletados percebe-se que as educadoras são cientes que a temática detém grande importância, pois trata não apenas do direito à informação, mas também se torna um fator favorável a segurança do próprio aluno. | por |
| dc.description.abstract | The work addresses sexual education in early childhood education, with the general objective of investigating sexual education as a form of protection and prevention against abuse, reflecting on its approach in the municipality of Oeiras Piauí, a reference city in public education, located in the macro-region of Picos- PI, and 283.2 km from Teresina-PI. The specific objectives of this study are to reflect on the approach to sexual education in early childhood education in the context of Oeiras, to reflect on educational policies regarding sexual education in schools, to analyze sexual education in the context of Oeiras, to understand the challenges of pedagogical practice for sexual education in early childhood education. The theoretical framework is supported by studies by authors such as Freire, Figueiró (2009), Ribeiro (2011), Campos (2022), among others. Regarding the research methodology used, characterized as qualitative and bibliographic, and regarding the data collection method, the questionnaire was applied online to educators from the municipal network. From the data collected, it can be seen that the educators are aware that the topic is of great importance, as it deals not only with the right to information but also becomes a factor favorable to the safety of the student himself. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by maria borges (mariagborges@aluno.uespi.br) on 2025-01-30T22:27:27Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO MARIA GABRIELA.pdf: 581866 bytes, checksum: 973ddcb95b7d633e722b0f29131b0746 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_%281%29_assinado.pdf: 212749 bytes, checksum: 9a7df0c62d762431478ae8f8e507a0d7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-31T12:42:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO MARIA GABRIELA.pdf: 581866 bytes, checksum: 973ddcb95b7d633e722b0f29131b0746 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_%281%29_assinado.pdf: 212749 bytes, checksum: 9a7df0c62d762431478ae8f8e507a0d7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-31T12:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO MARIA GABRIELA.pdf: 581866 bytes, checksum: 973ddcb95b7d633e722b0f29131b0746 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_%281%29_assinado.pdf: 212749 bytes, checksum: 9a7df0c62d762431478ae8f8e507a0d7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA,Vitoria Braz; SILVA, Rita de Cassia Ramires da, VIEIRA; Ana Carolina Santana. Fortalecendo a educação sexual desde a infância: ações para concientização e prevenção da violência sexual infantil, GEPNEWS, Maceió, v.5, n.1, p.473-480, jan./mar. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/download/12955/9010. Acesso em: 12 de ago. 2024. BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/se tembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Ministério da Educação, 2010. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, Ministério da Educação 2017. BRASIL. Documentos Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Orientações para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC,1998. BRINO, Rachel de Faria; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Professores como agentes de prevenção do abuso sexual infantil. Educ. Real., Porto Alegre, v. 33, n. 02, p. 209-229, dez. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 31432008000200015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 05 jul. 2024. 21 FIGUEIRÓ. Mary Neide Damico. Educação sexual: múltiplos temas compromisso comum. Londrina: UEL, 2009. Disponível em : https://maryneidefigueiro.com.br/files/uploads/976c7a39-3a57-44c1-b7e7- 95b40f8e9684.pdf#page=154. Acesso em: 20 ago. 2024. GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, São Paulo. v. 35, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 out. 2024. GOMES, Ivani Ambrósio; DOS SANTOS, Elizabeth Ângela. Educação sexual na educação infantil: combate e prevenção ao abuso sexual na infância. Revista de Comunicação Científica, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3095. Acesso: 28 mar. 2024. LIMA, Anny Beatriz Cavalcanti et al. A importância da educação sexual escolar para o enfrentamento do abuso sexual infantil durante a pandemia. In: VII Congresso Nacional de Educação. 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_M D1_SA109_ID2832_28072021224954.pdf. Acesso em: mai. 2024. MAIA. Ana Claudia Bartolozzi, RIBEIRO. Paulo Rennes Marçal, Educação sexual: Princípios para ação. 2011, Disponível em: https://www.academia.edu/download/37798854/Texto_Educacao_Sexual_Principios_pa ra_Acao.pdf. Acesso em: 23 jun. 2024. MIRANDA, Jean Carlos; DO COUTO CAMPOS, Isabela. Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 12, n. 34, p. 108-126, 2022. Disponível em:https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/732. Acesso em: 28 set. 2024. POLA, Lorena Christina de Anchieta Garcia. Sexualidade humana e Educação Sexual: elaboração e análise de formação continuada para professores/as do ensino fundamental. São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/153254/pola_lcag_me_arafcl.pdf?se quence=3. Acesso em: 28 out. 2024. SOARES. Elaine Maria Rosa, SILVA. Nhataly Lira da, MATOS. Maria Antonia Silva de .ARAUJO. Ellen Thallita Hill, SILVA. Luana Rodrigues da, LAGO. Eliana Campelo. Perfil da violência sexual contra crianças e adolescentes. Revista interdisciplinar, v. 9, n.1, p. 87-96, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6771970. Acesso em: 14 de jun. 2024. TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. Curitiba. 2. ed.: IESDE Brasil S.A., 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/download/59002847/Livro-Metodologia-da-Pesquisa Cientifica-TOZONI-REIS.unlocked_120190423-82660-jvq2hq.pdf. Acesso em :13 set. 2024. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação Sexual | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject | Prática Pedagógica | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Educação sexual na educação infantil: quebrando paradigmas no contexto oeirense | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 568,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
