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Tipo do documento: Artigo
Título: Educação sexual na educação infantil: quebrando paradigmas no contexto oeirense
Autor: Borges, Maria Gabriela Queiroz
Primeiro orientador: Soares, Marina Gleika Felipe
Resumo: O trabalho aborda a educação sexual na educação infantil, apresentando como objetivo geral investigar sobre a educação sexual como forma de proteção e de prevenção contra abusos, refletindo acerca de sua abordagem no município de Oeiras Piauí, cidade referência em educação pública, situada na macrorregião de Picos- PI, e a 283,2 km de Teresina-PI. Este estudo apresenta como objetivos específicos refletir acerca da abordagem da educação sexual na educação infantil no contexto Oeirense, refletir acerca das políticas educacionais referentes a educação sexual nas escolas, analisar sobre a educação sexual, no contexto Oeirense, compreender os desafios da prática pedagógica para a educação sexual na educação infantil. O referencial teórico tem como subsídio estudos de autores como Freire, Figueiró (2009), Ribeiro (2011), Campos (2022), entre outros. Referente a metodologia de pesquisa utilizada, caracterizando-se como qualitativa e bibliográfica, e quanto ao método de coleta de dados foi utilizado o questionário aplicado de forma online para educadoras da rede municipal. A partir dos dados coletados percebe-se que as educadoras são cientes que a temática detém grande importância, pois trata não apenas do direito à informação, mas também se torna um fator favorável a segurança do próprio aluno.
Abstract: The work addresses sexual education in early childhood education, with the general objective of investigating sexual education as a form of protection and prevention against abuse, reflecting on its approach in the municipality of Oeiras Piauí, a reference city in public education, located in the macro-region of Picos- PI, and 283.2 km from Teresina-PI. The specific objectives of this study are to reflect on the approach to sexual education in early childhood education in the context of Oeiras, to reflect on educational policies regarding sexual education in schools, to analyze sexual education in the context of Oeiras, to understand the challenges of pedagogical practice for sexual education in early childhood education. The theoretical framework is supported by studies by authors such as Freire, Figueiró (2009), Ribeiro (2011), Campos (2022), among others. Regarding the research methodology used, characterized as qualitative and bibliographic, and regarding the data collection method, the questionnaire was applied online to educators from the municipal network. From the data collected, it can be seen that the educators are aware that the topic is of great importance, as it deals not only with the right to information but also becomes a factor favorable to the safety of the student himself.
Palavras-chave: Educação Sexual
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BORGES, Maria Gabriela Queiroz. Educação sexual na educação infantil : Quebrando paradigmas no contexto oeirense. 2024. 26 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1315
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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