Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1318
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infotenimento e mediação da informação: por uma articulação teórico-metodológica
Autor: Santana, Mariana dos Santos
Primeiro orientador: Jesus, Mirleno Lívio Monteiro de
Resumo: O presente trabalho aborda a relação entre infotenimento e mediação da informação, explorando como esses dois conceitos podem ser articulados teoricamente e metodologicamente para aprimorar as práticas informacionais na Biblioteconomia. O infotenimento, ao combinar elementos de informação e entretenimento, apresenta oportunidades para tornar os conteúdos mais acessíveis e engajadores, especialmente em um contexto de democratização do acesso à informação e de crescente desinformação. A pesquisa explora os desafios de equilibrar a atratividade com a profundidade e credibilidade dos conteúdos, propondo modelos teórico- metodológicos que integrem essas dimensões de forma ética e eficaz. Com base em uma abordagem qualitativa, o estudo combina revisão bibliográfica e análise documental para investigar práticas inovadoras, como gamificação, storytelling digital e curadoria colaborativa. Essas ferramentas destacam-se como meios promissores para tornar a mediação da informação mais dinâmica e inclusiva, conectando públicos diversos a conteúdos relevantes. O trabalho também identifica os desafios éticos e operacionais dessa integração, enfatizando a necessidade de capacitar profissionais e desenvolver tecnologias específicas para consolidar essa prática. A pesquisa conclui que a interação entre infotenimento e mediação da informação pode transformar as práticas biblioteconômicas, promovendo maior engajamento e inclusão informacional. No entanto, é essencial garantir que essas estratégias sejam aplicadas com responsabilidade ética, preservando os valores fundamentais da mediação informacional. Além de contribuir para o campo acadêmico, o estudo oferece soluções práticas para o contexto profissional, reafirmando a relevância da Biblioteconomia na sociedade contemporânea.
Abstract: This study addresses the relationship between infotainment and information mediation, exploring how these two concepts can be theoretically and methodologically articulated to enhance informational practices in Library Science. By combining elements of information and entertainment, infotainment presents opportunities to make content more accessible and engaging, particularly in a context of democratized information access and increasing misinformation. The research examines the challenges of balancing attractiveness with depth and credibility, proposing theoretical-methodological models that integrate these dimensions ethically and effectively. Using a qualitative approach, the study combines literature review and document analysis to investigate innovative practices such as gamification, digital storytelling, and collaborative curation. These tools emerge as promising means to make information mediation more dynamic and inclusive, connecting diverse audiences to relevant content. The research also identifies ethical and operational challenges in this integration, emphasizing the need for professional training and the development of specific technologies to consolidate such practices. The study concludes that the interaction between infotainment and information mediation can transform library science practices, fostering greater engagement and informational inclusion. However, it is essential to ensure that these strategies are applied ethically, preserving the fundamental values of information mediation. In addition to contributing to the academic field, the research offers practical solutions for the professional context, reaffirming the relevance of Library Science in contemporary society.
Palavras-chave: Infotenimento
Mediação da Informação
Biblioteconomia
Área(s) do CNPq: BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Biblioteconomia
Citação: SANTANA, Mariana dos Santos. Infotenimento e mediação da informação: por uma articulação teórico-metodológica. 2025. 42 f. Tcc (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1318
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf447,43 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.