| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1323Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mendes, Lucas Lima | - |
| dc.contributor.advisor1 | Meneses, Anderson Fabian de Sousa Meneses | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-03T11:45:02Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Lucas Lima. Triângulo de Pascal: uma abordagem ampla no ensino regular. 2024. 54 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1323 | - |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como intuito primordial apresentar novas perspectivas sobre o Triângulo de Pascal no contexto escolar. Trata-se de um tema complexo e pouco explorado neste nível de ensino, que traz consigo possibilidades de aplicação e curiosidades instigantes para despertar o interesse dos estudantes, potencializando processos de ensino e aprendizagem mais eficazes. Através de diferentes abordagens, é viável motivar e enriquecer o conteúdo tradicional da Matemática na educação básica, e trabalhar com situações de caráter interdisciplinar. O estudo traz um breve histórico sobre a origem do Triângulo e sua utilização ao longo do tempo por diversos matemáticos até Pascal. Além disso, são apresentados e discutidos resultados matemáticos obtidos a partir da análise dos elementos desse Triângulo. Por fim, uma série de abordagens que relacionam o Triângulo a diferentes campos da Matemática são propostas, visando auxiliar os professores da educação básica na elaboração de atividades para suas aulas. Questões que envolvem conceitos matemáticos mais avançados também são abordadas, permitindo que cada educador escolha e adapte aquelas que forem mais adequadas à sua realidade. Com isso, busca-se proporcionar aos docentes da escola básica mais um recurso para a criação de propostas pedagógicas inovadoras que contribuam para o avanço da educação básica de forma envolvente e significativa. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to present new perspectives on Pascal’s Triangle in the school context. It is a complex and rarely explored topic at this educational level, which brings with it possibilities for application and intriguing curiosities to spark students’ interest, thereby enhancing more effective teaching and learning processes. Through different approaches, it is possible to motivate and enrich the traditional content of Mathematics in basic education and work with interdisciplinary situations. The study provides a brief history of the origin of the Triangle and its use over time by various mathematicians up to Pascal. Additionally, mathematical results obtained from the analysis of the elements of this Triangle are presented and discussed. Finally, a series of approaches that relate the Triangle to different fields of Mathematics are proposed, aiming to assist basic education teachers in preparing activities for their classes. Issues involving more advanced mathematical concepts are also addressed, allowing each educator to choose and adapt those that are most suitable for their reality. In this way, the goal is to provide basic school teachers with an additional resource for creating innovative pedagogical proposals that contribute to the advancement of basic education in an engaging and meaningful way. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Lucas Mendes (lucaslimam@aluno.uespi.br) on 2025-02-01T19:46:42Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_PROFMAT_LUCAS_LIMA.pdf: 9038484 bytes, checksum: 40d203a9e6b4a03465088223f2df8d8f (MD5) Lucas_Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 40398 bytes, checksum: 662919a2b1b0a0bae24457fdca56d91c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-03T11:45:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_PROFMAT_LUCAS_LIMA.pdf: 9038484 bytes, checksum: 40d203a9e6b4a03465088223f2df8d8f (MD5) Lucas_Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 40398 bytes, checksum: 662919a2b1b0a0bae24457fdca56d91c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-03T11:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_PROFMAT_LUCAS_LIMA.pdf: 9038484 bytes, checksum: 40d203a9e6b4a03465088223f2df8d8f (MD5) Lucas_Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 40398 bytes, checksum: 662919a2b1b0a0bae24457fdca56d91c (MD5) Previous issue date: 2024-09-16 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática | por |
| dc.relation.references | AFFONSO, A. O triângulo de pascal e o binômio de newton. 2014. 13, 14, 15, 17, 18, 22 ARAUJO, D. L. de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, v. 3, n. 1, p. 322–334, 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/ Revista/article/viewFile/148/181. 47 BLOGUEIRO, A. História do Triângulo Aritmético (Parte I). 2010. https:// matematica-na-veia.blogspot.com/2010/02/historia-do-triangulo-aritmeticoparte.html. Acessado em: 22 jul. 2024. 19 BOYER, C. B. História da Matemática. 2ª. ed. São Paulo: Ed. Blucher, 1996. 22 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. 2002. Acesso em: 27 jul. 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/ seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. 34 CARVALHO, P. C. P.; MORGADO, A. C. Matemática discreta. 2. ed. Brasil: SBM, 2013. (Coleção PROFMAT). PROFMAT, MA12 – Matemática discreta. 22, 24, 26, 27, 36, 37 FORA, U. F. de Juiz de. Triângulo de Sierpinski. 2021. Acessado em: 12 ago. 2024. Disponível em: https://www2.ufjf.br/fractalize/2021/05/22/triangulo-de-sierpinski/. 43 MORGADO, A. C. et al. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. 11. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2020. 22, 23, 29, 31, 32, 46 OBMEP. O Segredo das Potências - Segredo 16. 2020. Acessado em: 12 ago. 2024. Disponível em: http://clubes.obmep.org.br/blog/segredo-16/. 44 ROSADAS, V. D. S. Triângulo de Pascal: Curiosidades e Aplicações na Escola Básica. Tese (Doutorado) — PUC-Rio, 2016. 16, 36, 45 SANTOS, N. L. P. O misterioso e enigmático mundo de Pascal e Fibonacci. Dissertação (Dissertação (Mestrado Profissional)) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", novembro 2017. 38, 39, 41 SILVA, D. L. da. Números Tetraédricos. 2024. Acesso em: 06 ago. 2024. Disponível em: https://acervolima.com/numeros-tetraedricos/. 8, 42 SILVA, M. O. de. Do Triângulo à Pirâmide de Pascal. Dissertação (Mestrado) — Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia, 2015. PROFMAT. 13 Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Provas Comentadas 2020. 2020. https://www.ufrgs.br/coperse/wp-content/uploads/2022/03/ PROVAS-COMENTADAS-2020-DIGITAL.pdf. Acessado: agosto 2024. 50 ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. [S.l.]: Penso Editora, 2015. 47 | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Triângulo de Pascal | por |
| dc.subject | Triângulo Aritmético | por |
| dc.subject | Binômio de Newton | por |
| dc.subject | Número Binomial | por |
| dc.subject.cnpq | MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA | por |
| dc.title | Triângulo de Pascal: uma abordagem ampla no ensino regular | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 8,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
