Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1328
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Filosofia no ensino médio: uma análise a partir da metodologia do ensino de filosofia de Sílvio Gallo |
Autor: | Santos, Alessandra Monteiro |
Primeiro orientador: | Lopes, Adriana Alves de Lima |
Primeiro membro da banca: | Chaves, Thiago Monteiro |
Segundo membro da banca: | Faustino, Lucas Rocha |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as propostas de ensino de filosofia da obra Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio do autor Silvio Gallo na qual se destacam alguns exemplos didáticos e passos para o professor construir uma aula de filosofia através da criação de conceitos que podem ser utilizados como uma ferramenta pedagógica para engajar os alunos no filosofar, promovendo um entendimento mais profundo e ativo dos temas filosóficos. Estabelecemos uma pesquisa bibliográfica que divide o estudo nos seguintes tópicos: filosofar a partir da criação de conceitos, os quatro passos didáticos para a construção de uma aula de filosofia, exemplos didáticos de “método regressivo” e ensino emancipador. O artigo foi idealizado com o intuito de contribuir para o aprimoramento das práticas de ensino adotadas pelos professores de filosofia no ensino médio, através da análise das metodologias propostas por Silvio Gallo, enriquecendo as discussões sobre o ensino desse componente curricular. |
Abstract: | This article aims to analyze the proposals for teaching philosophy in the work Methodology of teaching Philosophy: a didactics for secondary education by the author Silvio Gallo, in which he highlights some didactic examples and steps for the teacher to build a philosophy class through the creation of concepts that can be used as a pedagogical tool to engage students in philosophizing, promoting a deeper and more active understanding of philosophical themes. We established a bibliographical research that divides the study into the following topics: philosophizing based on the creation of concepts, the four didactic steps for building a philosophy class, didactic examples of the “regressive method” and emancipatory teaching. The article was designed with the aim of contributing to the improvement of teaching practices adopted by philosophy teachers in high school, through the analysis of the methodologies proposed by Silvio Gallo, enriching discussions about teaching this curricular component. |
Palavras-chave: | Filosofia Propostas Metodológicas Educação Conceito |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Filosofia |
Citação: | SANTOS, Alessandra Monteiro. Filosofia no ensino médio: uma análise a partir da metodologia do ensino de filosofia de Sílvio Gallo. 2024. 22 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1328 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.