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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1342
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cinema e filosofia: uma perspectiva de filosofar segundo o método de Julio Cabrera |
Autor: | Araújo, Angélica Silva de |
Primeiro orientador: | Sardeiro, Leandro de Araújo |
Resumo: | Neste artigo temos o intuito de apresentar o problema do ensino filosófico e discutir uma possível alternativa para este cenário, visto que, ao olharmos para a educação baseada no sistema tradicional, pautado por leituras e interpretações de textos, percebemos um distanciamento entre “praticar o filosofar” e “compreender os conteúdos e problemáticas da história da filosofia”. Uma abordagem de ensino conteudista colabora negativamente para a formação do pensamento autônomo dos educandos, tendo em vista que os estudantes passam de produtores do conhecimento a meros espectadores, apenas observando, repetindo e se moldando aos aprendizados transmitidos. Em face dessa situação, encontramos nas pesquisas do pensador Julio Cabrera uma possibilidade de pensar a filosofia por outras formas, mediante o uso do que ele chama de “método-experiência”. Isso possibilita o desenvolvimento de concepções filosóficas não feitas exclusivamente por análises textuais, mas a partir das particularidades e vivências dos discentes. Embora Cabrera não estivesse preocupado com a conjuntura da filosofia nas escolas, observamos no seu método uma possível contribuição alternativa ao ensino, para que possamos sair dos campos arbitrários e envolver os educandos em um “ensino prático”, filosofando com o Cinema. Considerando as produções cinematográficas como pontos de reflexões para os debates, as artes cênicas conseguem atingir o imaginário, a sensação, os sentimentos e a racionalidade dos estudantes. Neste trabalho, vamos discorrer sobre os filmes como instrumento para filosofar, bem como sua multiplicidade de conhecimentos, trabalhando este mecanismo de informação como alternativa de filosofar e aprender filosofia através das experiências dos envolvidos. |
Abstract: | In this article, we aim to present the problem of philosophical teaching and discuss a possible alternative for this scenario, since, when we look at education based on the traditional system, guided by readings and interpretations of texts, we perceive a gap between “practicing philosophizing” and “understanding the contents and problems of the history of philosophy”. A content-based teaching approach negatively contributes to the formation of students’ autonomous thinking, given that students go from being producers of knowledge to mere spectators, merely observing, repeating and adapting to the learning transmitted. In view of this situation, we find in the research of thinker Julio Cabrera a possibility of thinking about philosophy in other ways, through the use of what he calls the “experience-method”. This enables the development of philosophical concepts not exclusively based on textual analysis, but based on the particularities and experiences of students. Although Cabrera was not concerned with the context of philosophy in schools, we see in his method a possible alternative contribution to teaching, so that we can move away from arbitrary fields and involve students in “practical teaching”, philosophizing with Cinema. Considering cinematographic productions as points of reflection for debates, the performing arts can reach the imagination, sensation, feelings and rationality of students. In this work, we will discuss films as an instrument for philosophizing, as well as their multiplicity of knowledge, working this information mechanism as an alternative for philosophizing and learning philosophy through the experiences of those involved. |
Palavras-chave: | Ensino de Filosofia Método Experiências Educação Tradicional Emancipação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Filosofia |
Citação: | ARAUJO, Angélica Silva. Cinema e Filosofia: uma perspectiva de filosofar segundo o método de Julio Cabrera. 2024.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1342 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Completa | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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