Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Antonio Ítalo de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049584956557004por
dc.contributor.advisor1Sardeiro, Leandro de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1681358357441042por
dc.contributor.referee2Miranda, Wandeílson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9524891255763233por
dc.date.accessioned2025-02-05T11:46:05Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACHADO, Antonio Ítalo de Lima. A educação como caminho para a autonomia: uma perspectiva kantiana. 2024. 12 f. Artigo (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1353-
dc.description.resumoO presente trabalho visa estabelecer uma pesquisa abordando a compreensão da relação fundamental entre a educação e a autonomia no pensamento de Immanuel Kant, tendo como objetivo principal investigar de que forma a filosofia kantiana concebe a educação como um meio essencial para capacitar os indivíduos a alcançarem a autonomia. A pesquisa é motivada pela necessidade de aprofundar o entendimento sobre o papel da educação na formação intelectual do ser humano. Com isso, a relevância dessa investigação reside na influência duradoura das ideias de Kant no contexto da educação e da pedagogia, bem como na compreensão da formação da autonomia do Homem enquanto indivíduo. A discussão se conduz por meio de uma análise aprofundada das obras de Kant relacionadas aos conceitos de educação e autonomia. A pesquisa seguirá uma abordagem analítica, baseada na investigação das obras e no exame crítico da literatura existente sobre o tema. A relação entre educação e autonomia em Kant será dissecada e o projeto buscará identificar as conexões causais que demonstram como a educação desempenha um papel central no desenvolvimento da autonomia do indivíduo.por
dc.description.abstractThis study aims to establish research addressing the understanding of the fundamental relationship between education and autonomy in the thought of Immanuel Kant, with the main objective of investigating how Kantian philosophy conceives education as an essential means to enable individuals to achieve autonomy. The research is motivated by the need to deepen the understanding of the role of education in the intellectual development of human beings. Thus, the relevance of this investigation lies in the lasting influence of Kant's ideas in the context of education and pedagogy, as well as in the understanding of the formation of human autonomy as an individual. The discussion is conducted through an in-depth analysis of Kant’s works related to the concepts of education and autonomy. The research will follow an analytical approach, based on the examination of Kant’s works and a critical review of the existing literature on the subject. The relationship between education and autonomy in Kant will be dissected, and the project will seek to identify the causal connections that demonstrate how education plays a central role in the development of individual autonomy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Machado (antoniomachado@aluno.uespi.br) on 2025-02-02T19:35:02Z No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A AUTONOMIA, UMA PERSPECTIVA KANTIANA - Antonio Ítalo de Lima Machado.pdf: 208716 bytes, checksum: d1aec67f687fd57d32ce1804ee189c58 (MD5) 7TERMO-DE-AUTORIZACAO-PARA-PUBLICACAO-DIGITAL1_250202_163239.pdf: 299909 bytes, checksum: 5ebed94ad5162b09c009bb4fc9a1cbd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ANEXE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO ATUAL, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-03T12:18:18Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Machado (antoniomachado@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T17:08:45Z No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A AUTONOMIA, UMA PERSPECTIVA KANTIANA - Antonio Ítalo de Lima Machado.pdf: 208716 bytes, checksum: d1aec67f687fd57d32ce1804ee189c58 (MD5) tTermo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250204_094135_assinado_assinado.pdf: 91808 bytes, checksum: 65981fff1ab8249777445f49842b167b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-05T11:46:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A AUTONOMIA, UMA PERSPECTIVA KANTIANA - Antonio Ítalo de Lima Machado.pdf: 208716 bytes, checksum: d1aec67f687fd57d32ce1804ee189c58 (MD5) tTermo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250204_094135_assinado_assinado.pdf: 91808 bytes, checksum: 65981fff1ab8249777445f49842b167b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T11:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO COMO CAMINHO PARA A AUTONOMIA, UMA PERSPECTIVA KANTIANA - Antonio Ítalo de Lima Machado.pdf: 208716 bytes, checksum: d1aec67f687fd57d32ce1804ee189c58 (MD5) tTermo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250204_094135_assinado_assinado.pdf: 91808 bytes, checksum: 65981fff1ab8249777445f49842b167b (MD5) Previous issue date: 2024-06-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Filosofiapor
dc.relation.referencesKANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? In: KANT. Textos Seletos. 2. ed. Petrópolis: 1985. p 100-117. KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2007. KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Lisboa: Edições 70, 2017. COSTA-LEITE, Alexandre. Construções Sistêmicas e Leis de Interação. Cognitio, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 209-220, jul./dez. 2009. LIMA FILHO, José Edmar. Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano. Trans/Form/Ação, Marília, v. 42, n. 2, p. 59- 84, Abr./Jun. 2019. MULINARI, Filício. Considerações sobre a pedagogia de Kant: uma educação para a autonomia. Helius, Sobral, vol. 1, n. 1, p. 95-114, jul./dez. 2013. NODARI, Paulo César; SAUGO, Fernando. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant. Conjectura, Caxias do Sul, v. 16, n. 1, p. 133-167, jan./abr. 2011. PIMENTA, Danilo Rodrigues. Disciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 349–354, 2013. DOI: 10.24220/2318-0870v18n3a2370. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2370. Acesso em: 21 maio. 2024. PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a educação: Reflexões filosóficas. Caxias do Sul: Educs, 2007. VICENTE, Zatti. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndivíduopor
dc.subjectMenoridadepor
dc.subjectHomempor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA educação como caminho para a autonomia: uma perspectiva kantianapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf203,82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.