| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1353| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A educação como caminho para a autonomia: uma perspectiva kantiana |
| Autor: | Machado, Antonio Ítalo de Lima ![]() |
| Primeiro orientador: | Sardeiro, Leandro de Araújo |
| Segundo membro da banca: | Miranda, Wandeílson |
| Resumo: | O presente trabalho visa estabelecer uma pesquisa abordando a compreensão da relação fundamental entre a educação e a autonomia no pensamento de Immanuel Kant, tendo como objetivo principal investigar de que forma a filosofia kantiana concebe a educação como um meio essencial para capacitar os indivíduos a alcançarem a autonomia. A pesquisa é motivada pela necessidade de aprofundar o entendimento sobre o papel da educação na formação intelectual do ser humano. Com isso, a relevância dessa investigação reside na influência duradoura das ideias de Kant no contexto da educação e da pedagogia, bem como na compreensão da formação da autonomia do Homem enquanto indivíduo. A discussão se conduz por meio de uma análise aprofundada das obras de Kant relacionadas aos conceitos de educação e autonomia. A pesquisa seguirá uma abordagem analítica, baseada na investigação das obras e no exame crítico da literatura existente sobre o tema. A relação entre educação e autonomia em Kant será dissecada e o projeto buscará identificar as conexões causais que demonstram como a educação desempenha um papel central no desenvolvimento da autonomia do indivíduo. |
| Abstract: | This study aims to establish research addressing the understanding of the fundamental relationship between education and autonomy in the thought of Immanuel Kant, with the main objective of investigating how Kantian philosophy conceives education as an essential means to enable individuals to achieve autonomy. The research is motivated by the need to deepen the understanding of the role of education in the intellectual development of human beings. Thus, the relevance of this investigation lies in the lasting influence of Kant's ideas in the context of education and pedagogy, as well as in the understanding of the formation of human autonomy as an individual. The discussion is conducted through an in-depth analysis of Kant’s works related to the concepts of education and autonomy. The research will follow an analytical approach, based on the examination of Kant’s works and a critical review of the existing literature on the subject. The relationship between education and autonomy in Kant will be dissected, and the project will seek to identify the causal connections that demonstrate how education plays a central role in the development of individual autonomy. |
| Palavras-chave: | Indivíduo Menoridade Homem Pedagogia Disciplina Liberdade |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Filosofia |
| Citação: | MACHADO, Antonio Ítalo de Lima. A educação como caminho para a autonomia: uma perspectiva kantiana. 2024. 12 f. Artigo (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1353 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Filosofia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 203,82 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

