Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edson Vieira da-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=DEBB2BFD3C93391E286DEC2CA558E186#por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900846695607286por
dc.contributor.referee1Carneiro, Ana Karynne Belchior-
dc.contributor.referee2Leal, Lucia Maria Nunes-
dc.date.accessioned2025-02-05T12:31:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Vieira da. Diálogos verbovisuais em Aos 7 e aos 40 e Caleidoscópio de vidas, de João Anzanello Carrascoza. 2025. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.doi8358400057935100por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1355-
dc.description.resumoEsta monografia tem como tema a Literatura Juvenil e a relação texto-imagem. Uma análise dos diálogos verbovisuais em Aos 7 e aos 40 (2016) e Caleidoscópio de vidas (2019), de João Anzanello Carrascoza. Sob uma perspectiva ampla, esta pesquisa faz uma revisão bibliográfica dos itens Literatura Juvenil e a relação texto-imagem, o livro ilustrado. Em um contexto mais pontual, corresponde a uma análise das duas obras selecionadas de Carrascoza, a segunda sendo ilustrada por Adriano Catenzaro, um projeto gráfico inovador da editora FTD. Muitas pesquisas que estudam a Literatura Juvenil trazem muito da Literatura Infantil, portanto, com vistas a esse cenário, este trabalho de conclusão de curso pesquisa e se debruça especificamente sob o eixo juvenil da Literatura, pois, por mais que haja muitas semelhanças e proximidades com o eixo da Literatura Infantil, existem também muitas distinções. O objetivo central desta pesquisa foi investigar o diálogo entre texto e imagem nas narrativas juvenis Aos 7 e aos 40 (2016) e Caleidoscópio de vidas (2019), de modo que as análises foram feitas tendo em vista a relação intrínseca entre o textual e o imagético. Os objetivos específicos foram: discutir os pressupostos teóricos que embasam a conceituação e caracterização da narrativa para jovens e a relação texto-imagem; caracterizar o projeto gráfico das narrativas verbovisuais selecionadas de João Anzanello Carrascoza, bem como analisar as estratégias verbais e visuais das duas obras. Para tal, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-qualitativa. Em se tratando da Literatura Juvenil, esta monografia tem um caráter exploratório, visto que, pesquisas dessa natureza tem o fito de gerar maior familiaridade com o tema, de acordo com Gil (2002). Como apoio teórico acerca da Literatura Juvenil elencam-se: Navas e Ramos (2016); Gregorin Filho (2016) e João Luiz Ceccantini (2021), já como referencial teórico acerca da relação texto-imagem listam-se: Nikolajeva e Scott (2011); Rui de Oliveira (2008) e Bogo (2020). Esses foram os norteadores da pesquisa, no entanto, teóricos como Zilberman e Lajolo (1988); Cândido (2006, 1995); Benjamin (1994) e Santaella (2012) também contribuem para as discussões propostas. Em Aos 7 e aos 40 (2016) constatamos a relação texto-imagem por meio da diagramação, que interliga os sentidos por meio do visual e do textual, esse elemento visual corrobora o sentido fragmentado proposto pela obra. Em Caleidoscópio de vidas (2019) constatamos ser um livro de artista, por conta da natureza do seu processo de criação, a relação texto-imagem vai além da representação duplicada, as ilustrações de Adriano Catenzaro incorporam e atenuam os sentidos da escrita de Carrascoza. Nesse contexto, conclui-se que a Literatura Juvenil brasileira contemporânea vem se desvencilhando cada vez mais de seu caráter meramente pedagógico, por suas produções literárias preocupadas com o teor artístico e estético das obras, o diálogo texto-imagem vai além da mera repetição. Carrascoza escreve poesia em prosa, sua produção literária agrega em muito a nossa Literatura Juvenil brasileira contemporânea.por
dc.description.abstractThis undergraduate thesis focuses on Young Adult Literature and the text-image relationship. It presents an analysis of the verbo-visual dialogues in Aos 7 e aos 40 (2016) and Caleidoscópio de Vidas (2019), by João Anzanello Carrascoza. From a broad perspective, this research reviews the literature on Young Adult Literature, the text-image relationship, and illustrated books. In a more specific context, it corresponds to an analysis of the two selected works by Carrascoza, the second one, illustrated by Adriano Catenzaro, is an innovative graphic design project by FTD Publishing. Many studies on Young Adult Literature incorporate elements from Children's Literature, therefore, with this scenario in mind, this undergraduate thesis specifically researches and focuses on the young adult axis of Literature. While there are many similarities and connections with Children's Literature, there are also significant distinctions. The main objective of this research was to investigate the interplay between text and image in the young adult narratives Aos 7 e aos 40 (2016) and Caleidoscópio de Vidas (2019). The analyses considered the intrinsic relationship between the textual and the visual. The specific objectives were: to discuss the theoretical assumptions that support the conceptualization and characterization of narratives for young readers and the text-image relationship; to characterize the graphic design of the selected verbo-visual narratives by João Anzanello Carrascoza, and to analyze the verbal and visual strategies of the two works. To achieve this, the methodology employed was bibliographic research with an analytical-qualitative approach. Regarding Young Adult Literature, this monograph is exploratory, as research of this nature aims to foster greater familiarity with the subject, as per Gil (2002). As theoretical support for Young Adult Literature, the following are listed: Navas and Ramos (2016), Gregorin Filho (2016), and João Luiz Ceccantini (2021). As theoretical framework on the text-image relationship, the following are listed: Nikolajeva and Scott (2011), Rui de Oliveira (2008), and Bogo (2020). These were the guiding references of the research, but other theorists such as Zilberman and Lajolo (1988), Cândido (2006, 1995), Benjamin (1994), and Santaella (2012) also contributed to the discussions. In Aos 7 e aos 40 (2016), the text-image relationship is observed through the layout, which interconnects meanings via the visual and textual elements. This visual component reinforces the fragmented meaning proposed by the work. In Caleidoscópio de Vidas (2019), it is identified as an artist’s book due to the nature of its creation process; the text-image relationship transcends mere duplicated representation. Adriano Catenzaro’s illustrations enhance and deepen the meaning of Carrascoza's writing. In this context, it is concluded that contemporary Brazilian Young Adult Literature is increasingly moving away from its purely pedagogical character. Its literary productions are concerned with the artistic and aesthetic quality of the works, where the text-image dialogue surpasses mere repetition. Carrascoza writes poetry in prose, and his literary production significantly enriches contemporary Brazilian Young Adult Literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Silva (edsonvdasilva@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T06:45:33Z No. of bitstreams: 1 TCC Edson Vieira da Silva (2).pdf: 2052560 bytes, checksum: 4f97af8cbd7231c81d9ac005c1734e69 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DEAUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES NECESSÁRIAS ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO on 2025-02-04T13:19:31Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edson Silva (edsonvdasilva@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T18:25:36Z No. of bitstreams: 4 TCC Edson Vieira da Silva (2).pdf: 2052560 bytes, checksum: 4f97af8cbd7231c81d9ac005c1734e69 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI,,,.pdf: 75438 bytes, checksum: 8561f287eb831f3f4865ffa25300b981 (MD5) ATA DE DEFESA - EDSON VIEIRA DA SILVA_ (2).pdf: 144342 bytes, checksum: 861b4943c28ef9c6cf6f2fc8a69452a0 (MD5) DECLARAÇÃO-DEFESA_DO_TCC[2].pdf: 94868 bytes, checksum: 01b86a2e0d0908f8253a3591d27b3581 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-05T12:31:15Z (GMT) No. of bitstreams: 4 TCC Edson Vieira da Silva (2).pdf: 2052560 bytes, checksum: 4f97af8cbd7231c81d9ac005c1734e69 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI,,,.pdf: 75438 bytes, checksum: 8561f287eb831f3f4865ffa25300b981 (MD5) ATA DE DEFESA - EDSON VIEIRA DA SILVA_ (2).pdf: 144342 bytes, checksum: 861b4943c28ef9c6cf6f2fc8a69452a0 (MD5) DECLARAÇÃO-DEFESA_DO_TCC[2].pdf: 94868 bytes, checksum: 01b86a2e0d0908f8253a3591d27b3581 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T12:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 4 TCC Edson Vieira da Silva (2).pdf: 2052560 bytes, checksum: 4f97af8cbd7231c81d9ac005c1734e69 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI,,,.pdf: 75438 bytes, checksum: 8561f287eb831f3f4865ffa25300b981 (MD5) ATA DE DEFESA - EDSON VIEIRA DA SILVA_ (2).pdf: 144342 bytes, checksum: 861b4943c28ef9c6cf6f2fc8a69452a0 (MD5) DECLARAÇÃO-DEFESA_DO_TCC[2].pdf: 94868 bytes, checksum: 01b86a2e0d0908f8253a3591d27b3581 (MD5) Previous issue date: 2025-01-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.relation.referencesARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. ABDALLA. Duo Abdalla e João Anzanello Carrascoza/ Concerto Beneficente. YouTube, 17 de agosto de 2020. 1hr06min46s. Disponível em: https://youtu.be/Yr0SVsR4PQU?si=jFGMoNFnF82jiOwN. Acesso em: 15 de novembro de 2024. ANDERSEN, Hans Cristian. Clássicos Infantojuvenis: Contos e Andersen. 2. ed. Rio de Mouro: Agrupamento de escolas de Rio de Mouro, 2013. p. 231-234. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://citaliarestauro.com/wp-content/uploads/2020/04/Contos-de-Andersen.pdf&ved=2ahUKEwjo2umA_K2KAxUQHrkGHQm-G9gQFnoECBMQAQ&usg=AOvVaw0Ry3oGQMt_NbaJoYFv6RHl . Acesso em: 16 de novembro de 2024. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, Vol. 01. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196. BOGO, Mark. Do objeto livro ao livro-objeto literário, uma ressemantização sensível. In: Congresso Mundial de Semiótica: Trayectorias- Tomo 3 Escrituras e histórias. 14. São Paulo. 2020. Anais [...]. São Paulo. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/45051193/Do_objeto_livro_ao_livro_objeto_liter%C3%A1rio_uma_ressemantiza%C3%A7%C3%A3o_sens%C3%ADvel?auto=citations&from=cover_page. Acesso em: 20 jun. 2024. CARRASCOZA, João Anzanello. Caleidoscópio de vidas. 2. ed. Rio de Janeiro: FTD, 2019. CARRASCOZA, João Anzanello. Aos 07 e aos 40. 2. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016. CARRASCOZA, João Anzanello. O inventário do azul. 3. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2022. CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995. p. 253-263. CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 3.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006. CECCANTINI, João Luís. Literatura juvenil brasileira no horizonte (2008-2019). In: ROCHA, Dheiky (org.) et al. Livro Juvenil: estética, crítica e experiência literária. 3. ed. São Paulo: Paco editorial, 2021. p, 13-28. COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020. CRUZ, Nelson. No longe dos gerais a história da condução de uma boiada no interior de Minas. 3. ed. Belo Horizonte: COZAC & NAIFY, 2011. FORSTER, Edward M. Aspectos do Romance. ed. 3. São Paulo: Globo, 1998. GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GREGORIN FILHO, José Nicolau. A literatura juvenil: adolescência, cultura e formação de leitores. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. HUTCHEON, Linda. Teorizando o pós-moderno: rumo a uma poética. In: HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: História, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991. p. 19-41. KAUARK, Fabiana. MANHÃES, Fernanda. MEDEIROS, Carlos. Metodologia da pesquisa um guia prático. 2. ed. Itabuna: Via Literária, 2010. LAGO, Angela. Chiquita bacana e as outras pequetitas. 2. ed. Belo Horizonte: RHJ, 2002. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira história e histórias. 4. ed. São Paulo: Ática, 1988. NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. 2. ed. Tradução: Cid Knipel. Rio de Janeiro: COSAC & NAIFY, 2011. OLIVEIRA, Rui. Pelos Jardins de Boboli. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2008. OLIVEIRA, Franklin. Caminhos para o contemporâneo. In: OLIVEIRA, Franklin. Dança das Letras: antologia crítica. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1991. p. 351-366. RAMOS, Ana; NAVAS, Diana. Panorâmica das literaturas juvenis brasileiras: um olhar sobre a contemporaneidade. In: RAMOS, Ana; NAVAS, Diana. Literatura juvenil dos dois lados do atlântico. São Paulo: Tropelias e companhia, 2016. p. 15-43. PÊCHEUX, Michael. Semântica e Discurso: Uma crítica à Afirmação do Óbvio. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1995. RITER, Caio. Cecilia que amava Fernando. 3.ed. Porto Alegre: Editora da cidade, 2016. SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2015. SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Juvenilpor
dc.subjectRelação Texto-Imagempor
dc.subjectJoão Anzanello Carrascozapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleDiálogos verbovisuais em aos 7 e aos 40 e caleidoscópio de vidas, de João Anzanello Carrascozapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.