Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lira, Lília Maria Santiago de | - |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Algemira de Macêdo | - |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Algemira de Macêdo | - |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Maria Suely de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Maria do Socorro Baptista | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-05T20:27:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-29 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Lília Maria Santiago de. Identidade e resistência na escrita de Noèmia de Sousa. 2017. 79 f. Dissertação ( Programa Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/135 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo o estudo da obra Sangue Negro, de autoria da precursora da literatura feminina moçambicana, Noèmia de Sousa, dando ênfase aos elementos identitários de resistência e de liberdade contidos em seus poemas. As principais questões de pesquisa voltaram-se para o contexto social em que Noèmia de Sousa se fez poetisa, aprofundando-se nas configurações políticas e literárias moçambicanas, que se apresentaram entre os anos de 1949 e 1951, período pré-independência, e como esse momento influenciou a escolha das temáticas trabalhadas pela autora, entre elas a África, Moçambique, o povo, a mulher e a relação desses temas com uma identidade moçambicana e com a resistência ao colonialismo europeu. Outro elemento analisado nesse estudo em relação à produção de Noèmia de Sousa foram as revelações do eu lírico feminino em suas poesias, entre elas “Se me queres conhecer” e “Moças das Docas”. O referencial teórico baseou-se nos seguintes estudiosos: Gayatri Spivak (2010), Simone de Beauvoir (2000); Du Bois (1999), Gilroy (2001), Fanon (2008), Scott (2011), Glissant (2005); Bourdieau (1977); Stuart Hall (2006) Bhabha (1998),e Edward Said (2005). Os escritos poéticos de Noèmia de Sousa representaram uma imagem de um povo castigado pelo imperialismo escravocrata, mas cheio de esperanças em relação a uma liberdade plena. | por |
dc.description.abstract | This work aimed to study the work Sangue negro from the precursor of Mozambican literature, Noémia de Sousa, emphasizing to identity, resistance and freedom elements in her poems. The main research questions, they displayed to the social context in which Noèmia de Sousa became a poet, deepening her understanding of Mozambican political and literary policies in the years 1949 and 1951, the pre-independence period and how that moment influenced in her choices about the themes topics, among them Africa, Mozambique, the people and the woman, and the relationship between themes with a Mozambican identity and resistance to European colonialism. Another element analyzed in the study in relation to the production of Noémia de Sousa was her revelations of the female lyrical self in her poetry, among them "Se me queres conhecer" and "Moças das Docas". The theoretical referential was based on the following scholars: Gayatri Spivak (2010), Simone de Beauvoir (2000); Du Bois (1999), Gilroy (2001), Fanon (2008), Scott (2011), Glissant (2005); Bourdieau (1977); Stuart Hall (2006) Bhabha (1998), and Edward Said (2005).The poetic writings by Noèmia de Sousa represent an image of a village punished by slaving imperialism, but full of hopes for freedom completely. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucyara Rodrigues (jucyararodrigues.biblio@gmail.com) on 2018-03-05T20:27:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LÍLIA MARIA SANTIAGO DE LIRA.pdf: 1004662 bytes, checksum: 66b76f6c784e31ecefd34d8c524b4434 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-05T20:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LÍLIA MARIA SANTIAGO DE LIRA.pdf: 1004662 bytes, checksum: 66b76f6c784e31ecefd34d8c524b4434 (MD5) Previous issue date: 2017-08-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Literatura Africana - Moçambicana | por |
dc.subject | Noèmia de Sousa | por |
dc.subject | Formação de Literatura | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Identidade e resistência na escrita de Noèmia de Sousa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | 981,12 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons