Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Lília Maria Santiago de-
dc.contributor.advisor1Mendes, Algemira de Macêdo-
dc.contributor.referee1Mendes, Algemira de Macêdo-
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee3Barbosa, Maria do Socorro Baptista-
dc.date.accessioned2018-03-05T20:27:24Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationLIRA, Lília Maria Santiago de. Identidade e resistência na escrita de Noèmia de Sousa. 2017. 79 f. Dissertação ( Programa Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/135-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo o estudo da obra Sangue Negro, de autoria da precursora da literatura feminina moçambicana, Noèmia de Sousa, dando ênfase aos elementos identitários de resistência e de liberdade contidos em seus poemas. As principais questões de pesquisa voltaram-se para o contexto social em que Noèmia de Sousa se fez poetisa, aprofundando-se nas configurações políticas e literárias moçambicanas, que se apresentaram entre os anos de 1949 e 1951, período pré-independência, e como esse momento influenciou a escolha das temáticas trabalhadas pela autora, entre elas a África, Moçambique, o povo, a mulher e a relação desses temas com uma identidade moçambicana e com a resistência ao colonialismo europeu. Outro elemento analisado nesse estudo em relação à produção de Noèmia de Sousa foram as revelações do eu lírico feminino em suas poesias, entre elas “Se me queres conhecer” e “Moças das Docas”. O referencial teórico baseou-se nos seguintes estudiosos: Gayatri Spivak (2010), Simone de Beauvoir (2000); Du Bois (1999), Gilroy (2001), Fanon (2008), Scott (2011), Glissant (2005); Bourdieau (1977); Stuart Hall (2006) Bhabha (1998),e Edward Said (2005). Os escritos poéticos de Noèmia de Sousa representaram uma imagem de um povo castigado pelo imperialismo escravocrata, mas cheio de esperanças em relação a uma liberdade plena.por
dc.description.abstractThis work aimed to study the work Sangue negro from the precursor of Mozambican literature, Noémia de Sousa, emphasizing to identity, resistance and freedom elements in her poems. The main research questions, they displayed to the social context in which Noèmia de Sousa became a poet, deepening her understanding of Mozambican political and literary policies in the years 1949 and 1951, the pre-independence period and how that moment influenced in her choices about the themes topics, among them Africa, Mozambique, the people and the woman, and the relationship between themes with a Mozambican identity and resistance to European colonialism. Another element analyzed in the study in relation to the production of Noémia de Sousa was her revelations of the female lyrical self in her poetry, among them "Se me queres conhecer" and "Moças das Docas". The theoretical referential was based on the following scholars: Gayatri Spivak (2010), Simone de Beauvoir (2000); Du Bois (1999), Gilroy (2001), Fanon (2008), Scott (2011), Glissant (2005); Bourdieau (1977); Stuart Hall (2006) Bhabha (1998), and Edward Said (2005).The poetic writings by Noèmia de Sousa represent an image of a village punished by slaving imperialism, but full of hopes for freedom completely.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucyara Rodrigues (jucyararodrigues.biblio@gmail.com) on 2018-03-05T20:27:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LÍLIA MARIA SANTIAGO DE LIRA.pdf: 1004662 bytes, checksum: 66b76f6c784e31ecefd34d8c524b4434 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T20:27:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LÍLIA MARIA SANTIAGO DE LIRA.pdf: 1004662 bytes, checksum: 66b76f6c784e31ecefd34d8c524b4434 (MD5) Previous issue date: 2017-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura Africana - Moçambicanapor
dc.subjectNoèmia de Sousapor
dc.subjectFormação de Literaturapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleIdentidade e resistência na escrita de Noèmia de Sousapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa981,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons