Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1368
Tipo do documento: Artigo
Título: Contribuição e utilização das metodologias ativas na educação infantil do município de Simplício Mendes/PI
Autor: Oliveira, Maria Aparecida Soares
Primeiro orientador: Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales
Resumo: Este trabalho investiga sobre as Metodologias Ativas no contexto da Educação Infantil, com o objetivo de compreender como são utilizadas as Metodologias Ativas no município de Simplício Mendes e quais as contribuições advindas deste método dentro da Educação Infantil. O estudo se baseou principalmente nos teóricos Moran e Bacich (2018), Sefton e Galini (2022), Libâneo(1990) e Paiva(2016). A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e analisou o cotidiano escolar dos alunos e a prática pedagógica docente a partir de entrevista e observação. Os resultados obtidos demonstram a relevante contribuição dos métodos ativos quando inseridos desde o início da vida escolar do estudante, como também aborda sobre os desafios presentes dentro de sala de aula para serem inseridos propostas de atividades ativas. As considerações finais assinalam e reiteram a necessidade de haver ainda mais estudos sobre a área, visando sua contribuição efetiva na educação.
Abstract: This work investigates Active Methodologies in the context of Early Childhood Education, with the aim of understanding how active methodologies are used in the municipality of Simplício Mendes and what contributions come from this method within Early Childhood Education. The study was mainly based on theorists Moran and Bacich (2018), Sefton and Galini (2022), Libâneo (1990) and Paiva (2016).The research was carried out through bibliographical research and field research and analyzed the students' daily school life and teaching pedagogical practice based on interviews and observation. The results obtained demonstrate the relevant contribution of active methods when inserted from the beginning of the student's school life, as well as addressing the challenges present within the classroom to insert proposals for active activities. The final considerations highlight and reiterate the need for even more studies on the area, aiming for its effective contribution to education
Palavras-chave: Educação Infantil
Metodologias Ativas
Prática Docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Maria Aparecida Soares. Contribuição e utilização das metodologias ativas na educação infantil do município de Simplício Mendes/PI. 2025. 23 f. Artigo ( Licenciatura em Pedagogia ) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1368
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo748,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.