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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Kamila Karine de Sousa-
dc.contributor.advisor1Sousa, Francilvana Maria Siqueira de-
dc.contributor.referee1Barros, Arysa Cabral-
dc.contributor.referee2Virgínio, Andreina Alves de Sousa-
dc.date.accessioned2025-02-06T14:52:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Kamila Karine de Sousa. O papel da biblioteca no processo de aprendizagem da pessoa com trissomia do 21. 2025. 38f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1377-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a importância da leitura e a inclusão de pessoas com trissomia do 21. OBJETIVOS: O trabalho busca explorar os seguintes objetivos específicos; demonstrar suas origens e caracterizar os tipos de trissomia também reflete em analisar os principais benefícios da trissomia aprendizagem e demonstrar a importância da inclusão bibliotecária e acessível a pessoas com trissomia do 21. METOLOGIA: a metologia utilizada é de cunho bibliográfico, pela utilização de livros, artigos e sites como ferramentas de pesquisa. RESULTADOS: percebeu-se, que não há uma causa concreta para a malformação cromossômica que resulta na trissomia do 21. A pesquisa aponta para a verificação de que pessoas com trissomia do 21 ocupam pouco ou quase nunca os espaços e serviços da biblioteca. CONCLUSÃO: Conclui-se nesta pesquisa que se faz necessário investir na formação e capacitação dos profissionais bibliotecários para que atendam adequadamente as pessoas com deficiências, levando em conta suas especificidades e necessidadespor
dc.description.abstractINTRODUCTION: The general objective of this work is to present the importance of reading and the inclusion of people with trisomy 21. OBJECTIVES: The work seeks to explore the following specific objectives; demonstrating its origins and characterizing the types of trisomy also reflects on analyzing the main learning benefits and demonstrating the importance of library inclusion and accessibility to people with trisomy 21. METHOLOGY: the methodology used is of a bibliographic nature, through the use of books, articles and websites as research tools. RESULTS: it was noticed that there is no concrete cause for the chromosomal malformation that results in trisomy 21. The research points to the verification that people with trisomy 21 rarely or almost never occupy library spaces and services. CONCLUSION: This research concludes that it is necessary to invest in the training and qualification of librarian professionals so that they can adequately serve people with disabilities, taking into account their specificities and. KEYWORDS: trisomy 21; learning process; inclusive library; library practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by kamila karine de Sousa Lima (kamilaklima@aluno.uespi.br) on 2025-02-06T14:22:55Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa Kamila (1).pdf: 595622 bytes, checksum: fd93397c7b6028e9e2b76efd3e471402 (MD5) Imagem (49) (1).pdf: 146405 bytes, checksum: 850264574c8482e05610db39782544b8 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Biblioteconomiapor
dc.relation.referencesBAPTISTA, Adriana leite lima verde. Leitores com síndrome de Down: a voz que vem do coração. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. BRASIL, Paula Maria Pereira. Bibliotecas enquanto espaços de inclusão para pessoas com síndrome de Down. UFSCAR: São Carlos, 2023. LADEIO, Raynara; et. al. Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo. Antares Letras e Humanidades. v.14, p. 1-24, 2022. Disponível em://file:///C:/Users/Fransilvana_/Downloads/trissonia%20do%2021%20jovens.pdf. Acesso em: 27. nov. 2024. MAUCH, Antonie August. Diagnostico e classificação da síndrome de Down. Disponível em: //https:ares.unasus.gov.br//. Acesso em: 02 de jan. 2025. MCINTYRE, Marjorie Debora. Síndrome de Down: uma frequente anomalia genética. Disponível em://fioweb.com.org.br//. Acesso em: 03 jan. 2025. MILLS, Henri da Silva. Percepções sobre biblioteca inclusiva. Folha de rosto, 2015. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrissomia do 21por
dc.subjectProcesso de Aprendizagempor
dc.subjectBiblioteca Inclusivapor
dc.subjectPrática Bibliotecáriapor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.titleO papel da biblioteca no processo de aprendizagem da pessoa com trissomia do 21por
dc.typeMonografiapor
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