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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1377| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O papel da biblioteca no processo de aprendizagem da pessoa com trissomia do 21 |
| Autor: | Lima, Kamila Karine de Sousa |
| Primeiro orientador: | Sousa, Francilvana Maria Siqueira de |
| Primeiro membro da banca: | Barros, Arysa Cabral |
| Segundo membro da banca: | Virgínio, Andreina Alves de Sousa |
| Resumo: | INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a importância da leitura e a inclusão de pessoas com trissomia do 21. OBJETIVOS: O trabalho busca explorar os seguintes objetivos específicos; demonstrar suas origens e caracterizar os tipos de trissomia também reflete em analisar os principais benefícios da trissomia aprendizagem e demonstrar a importância da inclusão bibliotecária e acessível a pessoas com trissomia do 21. METOLOGIA: a metologia utilizada é de cunho bibliográfico, pela utilização de livros, artigos e sites como ferramentas de pesquisa. RESULTADOS: percebeu-se, que não há uma causa concreta para a malformação cromossômica que resulta na trissomia do 21. A pesquisa aponta para a verificação de que pessoas com trissomia do 21 ocupam pouco ou quase nunca os espaços e serviços da biblioteca. CONCLUSÃO: Conclui-se nesta pesquisa que se faz necessário investir na formação e capacitação dos profissionais bibliotecários para que atendam adequadamente as pessoas com deficiências, levando em conta suas especificidades e necessidades |
| Abstract: | INTRODUCTION: The general objective of this work is to present the importance of reading and the inclusion of people with trisomy 21. OBJECTIVES: The work seeks to explore the following specific objectives; demonstrating its origins and characterizing the types of trisomy also reflects on analyzing the main learning benefits and demonstrating the importance of library inclusion and accessibility to people with trisomy 21. METHOLOGY: the methodology used is of a bibliographic nature, through the use of books, articles and websites as research tools. RESULTS: it was noticed that there is no concrete cause for the chromosomal malformation that results in trisomy 21. The research points to the verification that people with trisomy 21 rarely or almost never occupy library spaces and services. CONCLUSION: This research concludes that it is necessary to invest in the training and qualification of librarian professionals so that they can adequately serve people with disabilities, taking into account their specificities and. KEYWORDS: trisomy 21; learning process; inclusive library; library practice. |
| Palavras-chave: | Trissomia do 21 Processo de Aprendizagem Biblioteca Inclusiva Prática Bibliotecária |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Biblioteconomia |
| Citação: | LIMA, Kamila Karine de Sousa. O papel da biblioteca no processo de aprendizagem da pessoa com trissomia do 21. 2025. 38f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1377 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 581,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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