Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1380
Tipo do documento: Artigo
Título: As contribuições do programa residência pedagógica na formação do licenciando em física
Autor: Silva, Ayslanney de Moura 
Primeiro orientador: Brito, Janete Batista de
Resumo: O Programa Residência Pedagógica(PRP) é uma ação do Ministério da Educação (MEC) por meio da Política Nacional de Formação de Professores (PNFP). O programa fortalece e aprofunda a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; além de contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; fazendo com que os discentes sejam inseridos em escolas de educação básica (Ensino médio) denominada escola-campo na qual tem como principal critério de participação ter cursado no mínimo 50% do curso. Este trabalho tem como objetivo demonstrar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica proporciona na formação do docente de Licenciatura em Física da Universidade Estadual do Piauí - UESPI por meio de pesquisa de opinião. A pesquisa tem como público alvo todos os participantes do Programa Residência Pedagógica subprojeto de física, edital n° 24/2022. Na mesma teve como resultado, as contribuições que o PRP proporcionou aos discentes, o processo de capacitação para o início da carreira profissional confirmando o seu interesse em exercer ou não a docência, bem como as suas colaborações para a inserção no mercado de trabalho.
Abstract: The Pedagogical Residency Program (PRP) is an action of the Ministry of Education (MEC) through the National Teacher Training Policy (PNFP). The program strengthens and deepens the theoretical and practical training of undergraduate students; in addition to contributing to the construction of the professional teaching identity of undergraduate students; ensuring that students are inserted into basic education schools (high school) called field schools, in which the main criterion for participation is having completed at least 50% of the course. This work aims to demonstrate the contributions that the Pedagogical Residency Program provides in the training of Physics undergraduate teachers at the State University of Piau ́ı - UESPI through an opinion survey. The research is aimed at all participants in the Pedagogical Residency Program, Physics subproject, notice no. 24/2022. The results were the contributions that the PRP provided to students, the training process for the beginning of their professional career, confirming their interest in teaching or not, as well as their contributions to their insertion in the job market.
Palavras-chave: Residência Pedagógica
Contribuições
Docência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Física
Citação: SILVA, Ayslanney de Moura. As contribuições do programa residência pedagógica na formação do licenciando em física. 2025. 13 f. Artigo ( Licenciatura em física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1380
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf563,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.