Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1389
Tipo do documento: Artigo
Título: Formação do professor de física potencializado pelo programa residência pedagógica
Autor: Costa, Dhiemison Ruan Silva
Primeiro orientador: Brito, Janete Batista de
Primeiro membro da banca: Costa, Nadja
Segundo membro da banca: Luz, Edina
Resumo: Este trabalho investiga os impactos do Programa Residência Pedagógica no ensino de Física em escolas da rede estadual, com o objetivo de avaliar como a participação dos licenciandos em um ambiente de formação prática pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem. O Programa Residência Pedagógica visa integrar a teoria adquirida nas universidades com a prática pedagógica nas escolas, oferecendo uma experiência mais próxima da realidade educacional. A pesquisa foi realizada com alunos do Subprojeto Física da Universidade Estadual do Piauí, com o apoio da coordenadora docente e dos professores preceptores. Observou-se a aplicação e o uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e experimentações, promovendo maior compreensão dos conteúdos pelos estudantes. Além disso, foram analisados os desafios enfrentados pelos licenciandos na adaptação ao contexto escolar e como a troca de experiências entre universidade e escola contribuiu para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras. Os resultados indicam que o programa contribui significativamente para a formação dos futuros professores, proporcionando uma visão mais prática e contextualizada da docência. A utilização de métodos mais dinâmicos no ensino de Física, impulsionados pela experiência do Residência Pedagógica, mostrou-se eficaz no aprimoramento do aprendizado dos alunos, além de fortalecer a articulação entre teoria e prática no ensino da disciplina.
Abstract: This work investigates the impacts of the Pedagogical Residency Program on Physics teaching in state schools, with the aim of evaluating how the participation of undergraduate students in a practical training environment can enhance the teaching-learning process. The Pedagogical Residency Program aims to integrate the theory acquired at universities with pedagogical practice in schools, offering an experience closer to educational reality. The research was carried out with students from the Physics Subproject at the State University of Piauí, with the support of the teaching coordinator and preceptor teachers. The application and use of active methodologies was observed, such as problem-based learning and experimentation, promoting greater understanding of the content by students. Furthermore, the challenges faced by undergraduates in adapting to the school context were analyzed and how the exchange of experiences between university and school contributed to the development of innovative pedagogical strategies. The results indicate that the program contributes significantly to the training of future teachers, providing a more practical and contextualized view of teaching. The use of more dynamic methods in teaching Physics, driven by the experience of the Pedagogical Residency, proved to be effective in improving student learning, in addition to strengthening the articulation between theory and practice in teaching the subject.
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino-Aprendizagem
Ensino de Física
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Física
Citação: COSTA, Dhiemison Ruan Silva. Formação do professor de física potencializado pelo programa residência pedagógica. 2025.13f. Artigo (Licenciatura em Física) - -Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1389
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf304,4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.