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Tipo do documento: Artigo
Título: Crianças com TEA na educação infantil e a afetividade: um estudo em escola do município de Oeiras Piauí
Autor: Sousa, Ionete Ferreira de 
Primeiro orientador: Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de
Primeiro membro da banca: Martins, Lucivando Ribeiro
Segundo membro da banca: Paixão, Mara de Souza
Resumo: Este estudo trabalhou o papel da afetividade nas interações entre professores e alunos com necessidades específicas na educação infantil de uma escola do município de Oeiras – Piauí. O objetivo geral foi investigar como a afetividade nas práticas pedagógicas influencia o desenvolvimento e a inclusão de crianças com TEA na educação infantil em uma escola do município de Oeiras-PI. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu observações em sala de aula e questionários com professores e pais. Os resultados corroboram a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, conforme preconizado por autores como Freire (2011) e Vygotsky (2011), que enfatizam a dimensão social e afetiva da aprendizagem. As práticas pedagógicas que valorizam as relações interpessoais, a empatia e o respeito à diversidade demonstraram ser cruciais para a inclusão e o bem-estar dos alunos, alinhadas com as perspectivas de Mahoney (2005) sobre a educação inclusiva. Conclui-se que investir em formação continuada de professores e em práticas pedagógicas que promovam a afetividade é fundamental para garantir o sucesso escolar de todos os estudantes.
Abstract: This study examined the role of affectivity in the interactions between teachers and students with special needs in early childhood education at a school in the municipality of Oeiras, Piauí. The general objective was to investigate how affectivity in pedagogical practices influences the development and inclusion of children with ASD in early childhood education in a school in Oeiras-PI. The qualitative research involved classroom observations and questionnaires with teachers and parents. The results support the importance of affectivity in the teaching-learning process, as advocated by authors such as Freire (2011) and Vygotsky (2011), who emphasize the social and emotional dimensions of learning. Pedagogical practices that value interpersonal relationships, empathy, and respect for diversity proved to be crucial for students' inclusion and well-being, aligning with Mahoney’s (2005) perspectives on inclusive education. It is concluded that investing in continuous teacher training and pedagogical practices that promote affectivity is essential to ensure the academic success of all students.
Palavras-chave: Educação Infantil
Alunos Atípicos
Afetividade
Inclusão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Ionete Ferreira de. Crianças com TEA na educação infantil e a afetividade: um estudo em escola do município de Oeiras Piauí. 2025. 32f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1395
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

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