Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Maria Eduarda de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Santos, Elieth Vitória-
dc.contributor.advisor2Rosado, Rosa Maria Borges de Queiroz-
dc.contributor.advisor-co1Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales-
dc.contributor.referee1Santos, Elieth Vitória-
dc.contributor.referee2Rosado, Rosa Maria Borges de Queiroz-
dc.date.accessioned2025-02-10T17:46:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Maria Eduarda de oliveira. Caminhos inclusivos: a prática docente para potencializar o ensino-aprendizagem em crianças autistas na educação infantil em escola municipal de Oeiras-PI. 2025. 18 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1397-
dc.description.resumoEste artigo analisa a prática docente para corroborar no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escolas municipais e tem como objetivo geral investigar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escola de Oeiras-PI. O estudo foi fundamentado por autores como Montoan(2003), Brito (2017), Magalhães ( 2002), Ramos (2022) dentre outros estudiosos que ajudaram a compreender melhor a temática, bem como a dialogar com os dados analisados na pesquisa. Para tanto realizamos uma pesquisa de campo, onde analisado o ambiente escolar em que crianças autistas estão inseridas, as práticas das professoras e seus principais desafios nesse processo de aprendizagem, onde a falta de recursos, formação de professores tem dificultado o trabalho das professoras, ou seja, o ensino de crianças TEA. Conclui-se que a prática docente desempenha um papel crucial no ensino-aprendizagem de crianças autistas.por
dc.description.abstractThis article analyzes teaching practice to corroborate the teaching-learning process of autistic children in early childhood education in municipal schools and its general objective is to investigate teaching practice in the teaching-learning process of autistic children in early childhood education at a school in Oeiras-PI. The study was founded by authors such as Montoan (2003), Brito (2017), Magalhães (2002), Ramos (2022) among other scholars who helped to better understand the topic, as well as to dialogue with the data analyzed in the research. To this end, we carried out field research, where we analyzed the school environment in which autistic children are inserted, the teachers' practices and their main challenges in this learning process, where the lack of resources and teacher training has made the teachers' work difficult, that is, teaching ASD children. It is concluded that teaching practice plays a crucial role in the teaching-learning of autistic children.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Alves (mariaalves@aluno.uespi.br) on 2025-02-10T17:43:35Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 239396 bytes, checksum: 917496470bbd4204fea6addfb3feee09 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 54625 bytes, checksum: 13b40aca918da505812160cbc53a59da (MD5) ATA MONOGRAFIA- UESPI PEDAGOGIA Maria Eduarda (1).pdf: 218483 bytes, checksum: 97de517191f994a6a95b283c9370dba1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-10T17:46:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 239396 bytes, checksum: 917496470bbd4204fea6addfb3feee09 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 54625 bytes, checksum: 13b40aca918da505812160cbc53a59da (MD5) ATA MONOGRAFIA- UESPI PEDAGOGIA Maria Eduarda (1).pdf: 218483 bytes, checksum: 97de517191f994a6a95b283c9370dba1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T17:46:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 239396 bytes, checksum: 917496470bbd4204fea6addfb3feee09 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO COMPLETO MARIA EDUARDA.pdf: 54625 bytes, checksum: 13b40aca918da505812160cbc53a59da (MD5) ATA MONOGRAFIA- UESPI PEDAGOGIA Maria Eduarda (1).pdf: 218483 bytes, checksum: 97de517191f994a6a95b283c9370dba1 (MD5) Previous issue date: 2025-01-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectAutismoeng
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCaminhos inclusivos: a prática docente para potencializar o ensino-aprendizagem em crianças autistas na educação infantil em escola municipal de Oeiras-PIpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdfArtigo completo 233,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.