| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1397| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Caminhos inclusivos: a prática docente para potencializar o ensino-aprendizagem em crianças autistas na educação infantil em escola municipal de Oeiras-PI |
| Autor: | Alves, Maria Eduarda de Oliveira |
| Primeiro orientador: | Santos, Elieth Vitória |
| Segundo orientador: | Rosado, Rosa Maria Borges de Queiroz |
| Primeiro coorientador: | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Elieth Vitória |
| Segundo membro da banca: | Rosado, Rosa Maria Borges de Queiroz |
| Resumo: | Este artigo analisa a prática docente para corroborar no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escolas municipais e tem como objetivo geral investigar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas na educação infantil em escola de Oeiras-PI. O estudo foi fundamentado por autores como Montoan(2003), Brito (2017), Magalhães ( 2002), Ramos (2022) dentre outros estudiosos que ajudaram a compreender melhor a temática, bem como a dialogar com os dados analisados na pesquisa. Para tanto realizamos uma pesquisa de campo, onde analisado o ambiente escolar em que crianças autistas estão inseridas, as práticas das professoras e seus principais desafios nesse processo de aprendizagem, onde a falta de recursos, formação de professores tem dificultado o trabalho das professoras, ou seja, o ensino de crianças TEA. Conclui-se que a prática docente desempenha um papel crucial no ensino-aprendizagem de crianças autistas. |
| Abstract: | This article analyzes teaching practice to corroborate the teaching-learning process of autistic children in early childhood education in municipal schools and its general objective is to investigate teaching practice in the teaching-learning process of autistic children in early childhood education at a school in Oeiras-PI. The study was founded by authors such as Montoan (2003), Brito (2017), Magalhães (2002), Ramos (2022) among other scholars who helped to better understand the topic, as well as to dialogue with the data analyzed in the research. To this end, we carried out field research, where we analyzed the school environment in which autistic children are inserted, the teachers' practices and their main challenges in this learning process, where the lack of resources and teacher training has made the teachers' work difficult, that is, teaching ASD children. It is concluded that teaching practice plays a crucial role in the teaching-learning of autistic children. |
| Palavras-chave: | Prática Docente Autismo Ensino-aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | ALVES, Maria Eduarda de oliveira. Caminhos inclusivos: a prática docente para potencializar o ensino-aprendizagem em crianças autistas na educação infantil em escola municipal de Oeiras-PI. 2025. 18 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1397 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | Artigo completo | 233,79 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
