Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeneses, Hislley Feitosa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8388137461435933por
dc.contributor.advisor1Rocha, Natã Firmino Santana-
dc.date.accessioned2025-02-12T14:25:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMENESES, Hislley Feitosa. A catenária no ensino médio: uma proposta de sequência didática. 2024. 109f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1409-
dc.description.resumoA curva catenária é um fenômeno matemático e físico intrigante que desempenha um papel crucial em várias áreas, como engenharia, arquitetura, além de ser encontrada na natureza. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça que a Matemática no Ensino Médio deve ser integrada e aplicada à realidade em diversos contextos, a catenária sequer é mencionada como exemplo nos livros didáticos. Nesse contexto, este trabalho buscou abordar a questão de como explicar essa curva e suas propriedades no Ensino Médio. Portanto, o objetivo geral é investigar as propriedades matemáticas e aplicações da curva catenária e propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Médio. Apresentamos a relação entre a BNCC e a catenária, bem como sua história, aplicações e equação. Consequentemente, desenvolvemos o Produto Educacional (a SD), que inclui uma sequência de aulas para o estudo da catenária, com atividades envolvendo pular corda, bolhas de sabão e a construção do arco catenário. Concluiu-se que o estudo da catenária no Ensino Médio e o uso da SD podem potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática.por
dc.description.abstractThe catenary curve is an intriguing mathematical and physical phenomenon that plays a crucial role in various fields, such as engineering, architecture, as well as being found in nature. Although the National Common Curricular Base (BNCC) states that Mathematics in high school should be integrated and applied to reality in various contexts, the catenary is not even mentioned as an example in textbooks. In this context, this work sought to address the question of how to explain this curve and its properties in high school. Therefore, the general objective is to investigate the mathematical properties and applications of the catenary curve and to propose a Didactic Sequence (SD) for high school. We present the relationship between the BNCC and the catenary, as well as its history, applications, and equation. Consequently, we developed the Educational Product (the SD) which includes a sequence of lessons for studying the catenary, with activities involving jump rope, soap bubbles, and constructing the catenary arch. It was concluded that studying the catenary in high school and using the SD can enhance the teaching and learning of Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Hislley Meneses (hislleyfmeneses@aluno.uespi.br) on 2025-01-31T01:32:07Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 29308833 bytes, checksum: 86572d0f68f1316945310c3a54af327a (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 226763 bytes, checksum: ed3eee9e1defdffd65ad003a0a02f878 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A),INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC E O TERMO novo, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃOCONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-01-31T12:05:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Hislley Meneses (hislleyfmeneses@aluno.uespi.br) on 2025-02-12T13:57:57Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 29308833 bytes, checksum: 86572d0f68f1316945310c3a54af327a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado_assinado.pdf: 141851 bytes, checksum: 4ab03c71f85e95f7f2781f716f773502 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-12T14:25:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 29308833 bytes, checksum: 86572d0f68f1316945310c3a54af327a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado_assinado.pdf: 141851 bytes, checksum: 4ab03c71f85e95f7f2781f716f773502 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T14:25:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 29308833 bytes, checksum: 86572d0f68f1316945310c3a54af327a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio_assinado_assinado.pdf: 141851 bytes, checksum: 4ab03c71f85e95f7f2781f716f773502 (MD5) Previous issue date: 2024-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProduto Educacionalpor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAplicações Matemáticaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA catenária no ensino médio: uma proposta de sequência didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf28,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.