Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/141
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O apagamento das nasais em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental |
Autor: | Leal, Vilma Oliveira Sampaio |
Primeiro orientador: | Silva, Ailma do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Brito, Antônia Edna |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Lucirene da Silva |
Resumo: | Este trabalho tematiza o apagamento das nasais em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar os fatores que contribuem para o apagamento das consoantes nasais -m e -n em posições de coda silábica medial e final e, mais especificamente, elaborar uma sequência didática como proposta de intervenção para o fenômeno estudado. Buscamos fundamentação teórica em autores que abordam o tema como Câmara Jr. (1998), Cagliari (1997, 2009), Bisol (1998), Mezzomo (2004), Morais (2010, 20172), Zorzi (1998), dentre outros. Os dados foram coletados a partir de textos produzidos por alunos do 3º ano do ensino fundamental de escola pública municipal de Teresina-PI. Constatamos, a partir desta investigação, que a motivação para os erros de apagamentos em posição de coda advém do desconhecimento de como se representa a nasal nessa posição. O erro infantil, neste estudo, revela as hipóteses formuladas pela criança na construção do sistema de escrita alfabética. Nesse sentido, elaboramos uma proposta de intervenção com vistas a contribuir para a formação de professores e para a superação de conflitos deparados pelas crianças quanto ao emprego da nasal em posição final de sílaba. A referida proposta consiste numa sequência didática organizada em módulos constituídos de atividades que aliam reflexão, ludicidade e aprendizagem, baseada em fascículos do PNAIC (2013) e em Morais (2010). Esperamos que, ao final dessa intervenção, haja uma compreensão do princípio gerador do uso do -m e -n em posição final de sílaba e, por conseguinte, a redução dos casos de apagamentos e usos não convencionais da nasal. |
Abstract: | This work discusses the deletion of the nasals in a position of syllabic coda in the writing of students of the 3rd year of elementary school, with the objective of analyzing the factors that contribute to the deletion of the nasal consonants -m and -n in positions of medial and final syllabic coda and, more specifically, to elaborate a didactic sequence as a proposal of intervention for the studied phenomenon. We seek theoretical foundation in authors that approach the subject as Camera Jr. (1998), Cagliari (1997, 2009), Bisol (1998), Mezzomo (2004), Morais (2010, 20172), Zorzi (1998), among others. The data were collected from texts produced by students of the 3rd year of elementary school in the municipal public school of Teresina-PI. Based on this investigation, we find that the motivation for the errors of deletions in position of coda comes from the ignorance of how the nasal is represented in this position. The child error ,in this study, reveals the hypotheses formulated by the child in the construction of the alphabetic writing system. In this sense, we elaborate a proposal of intervention with a view to contribute to the formation of teachers and to overcome the conflicts faced by the children regarding the use of the nasal in the final syllable position. This proposal consists of a didactic sequence organized in modules composed of activities that combine reflection, playfulness and learning, based on issues from the PNAIC (2013) and Morais (2010). We hope that, at the end of this intervention, there will be an understanding of the principle that generates the use of -m and -n in the final position of the syllable and, consequently, the reduction of the cases of deletions and unconventional uses of the nasal. |
Palavras-chave: | Apagamento das Nasais Estrutura Sílabica Nasalidade Fonologia Ortografia Ensino |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | LEAL, Vilma Oliveira Sampaio. O apagamento das nasais em posição de coda silábica na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 144 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/141 |
Data de defesa: | 22-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | 2,31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons