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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1439
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Oeiras-PI |
Autor: | Cunha, Ana Beatriz do Nascimento |
Primeiro orientador: | Morais, Lorena Raquel de Alencar Sales de |
Primeiro membro da banca: | Santos, Elieth Vitória dos |
Segundo membro da banca: | Paixão, Mara de Souza |
Resumo: | Este estudo investiga as experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública de Oeiras-PI, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na integração com as salas de aula regulares. A inclusão de alunos com TEA é assegurada por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. O objetivo da pesquisa foi analisar as estratégias pedagógicas e a colaboração entre professores para promover o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos autistas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, combinando a aplicação de questionários e observação direta em uma escola pública. Os sujeitos da pesquisa incluíram professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores da sala regular, um aluno autista e um familiar. Os resultados mostraram que, embora a SRM ofereça suporte eficaz com materiais adaptados e estratégias inclusivas, ainda há desafios na colaboração entre os professores da SRM e da sala regular. A falta de planejamento conjunto e de formação continuada limita a eficácia da inclusão escolar. A pesquisa concluiu que a articulação entre o AEE e a sala regular precisa ser fortalecida para garantir o desenvolvimento integral dos alunos com TEA, destacando a importância de uma maior formação e colaboração entre os docentes. |
Abstract: | This study investigates the school inclusion experiences of children with autism spectrum disorder (ASD) in a public school in Oeiras-PI, focusing on Specialized Educational Assistance (AEE) and integration with regular classrooms. The inclusion of students with ASD is ensured by legislation such as the Brazilian Inclusion Law and the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with ASD. The objective of the research was to analyze pedagogical strategies and collaboration between teachers to promote the social and cognitive development of autistic students. The methodology used was a qualitative research approach, combining the application of questionnaires and direct observation in a public school. The research subjects included teachers from the Multifunctional Resource Room (SRM), teachers from the regular classroom, an autistic student, and a family member. The results showed that, although SRM offers effective support with adapted materials and inclusive strategies, there are still challenges in collaboration between SRM and regular classroom teachers. The lack of joint planning and ongoing training limits the effectiveness of school inclusion. The research concluded that the articulation between the AEE and the regular classroom needs to be strengthened to guarantee the integral development of students with ASD, highlighting the importance of greater training and collaboration between teachers. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Atendimento Educacional Especializado Colaboração Docente Educação Inclusiva |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | CUNHA, Ana Beatriz do Nascimento. Experiências de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola pública de Oeiras-PI. 2025. 28 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras-PI. 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1439 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Artigo Completo.pdf | 367,83 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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