| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1445| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Estrategías de comprensión lectora y escritura creativa a través de los cuentos en las clase de español como lengua extranjera (ELE) |
| Autor: | Gonçalves, João Paulo de Sousa |
| Primeiro orientador: | Albornoz, Omar Mario |
| Resumo: | El objetivo general del estudio es proponer cómo trabajar los cuentos en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE) en el primero año de la enseñanza media en una escuela de ľeíesina-PI. Se eligió el tema por la necesidad de usar otros recursos en la enseñanza del español. El proceso de enseñanza es aquí una buena planificación por parte del profesor, utilizando hechizos didácticos adecuados. La base teórica incluye a Albaladejo, Acquaíoni, Bozza y Cortázar. Los cuentos son expresiones literarias de distintostipos con estíuctuías inteínas similares. Se plantea la pregunta: ¿Cómo trabajar los cuentosen las clases de ELE en ľeíesina-PI? Usar cuentos en la enseñanza de idiomas ha demostrado ser efectivo para desarrollar habilidades lingüísticas y culturales, aunquepresenta desafíos en este contexto. El estudio busca analizar cómo implementar cuentos en las clases de ELE, considerando las necesidades e intereses de los estudiantes y las condiciones pedagógicas locales. La metodología es aplicada, cualitativa y exploratoria. Los resultados muestran que los cuentos son herramientas valiosas para mejorar el proceso de enseñanza aprendizaje. |
| Abstract: | O objetivo geral do estudo é propor como trabalhar os contos nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE) no primeiro ano do ensino médio de uma escola de Teresina-PI. O tema foi escolhido devido à necessidade de utilização de outros recursos no ensino do espanhol. O processo de ensino exige um bom planejamento por parte do professor, utilizando recursos didáticos adequados. A base teórica inclui Albaladejo, Acquaroni, Bozza e Cortázar. As histórias são expressões literárias de diferentes tipos com estruturas internas semelhantes. Surge a pergunta: Como trabalhar as histórias nas aulas de ELE em Teresina-PI? A utilizaçãode histórias no ensino de línguas tem provado ser eficaz no desenvolvimento de competências linguísticas e culturais, embora apresente desafios neste contexto. O estudo busca analisar como implementar histórias nas aulas de ELE, considerando as necessidades e interesses dos alunos e as condições pedagógicas locais. A metodologia é aplicada, qualitativa e exploratória. Os resultados mostram que os contos são ferramentas valiosas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. |
| Palavras-chave: | Estratégias Contos Compreensão Leitora Espanhol Língua Estrangeira (ELE) Recursos Didáticos Ensino de Espanhol |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Espanhol |
| Citação: | GONÇALVES, João Paulo de Sousa. Estrategias de lectura y escritura creativa através de los cuentos en las clases de español como lengua extranjera (ELE). 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1445 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Espanhol (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 999,81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
