Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1446
Tipo do documento: Monografia
Título: Desenvolvimento infantil em pauta: a construção da autonomia na prática pedagógica na educação infantil.
Autor: Silva, Denice Barbosa 
Primeiro orientador: Fernandes, Ana Gabriela Nunes
Primeiro membro da banca: Silva, Samara Borges da
Segundo membro da banca: Ibiapina, Rafaele Amorim Costa
Resumo: No cenário atual, os estudos sobre a individualidade da criança têm recebido maior ênfase, desfazendo a visão de que elas são meros adultos em miniatura. Reconhece-se que as crianças são seres sociais em busca de oportunidades para se desenvolver, se reconhecer no mundo e se tornarem adultos funcionais. Esta pesquisa busca por meio do objetivo geral analisar as práticas pedagógicas na Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento da autonomia infantil com base na literatura da área e elencou os específicos sendo eles: refletir a concepção dos teóricos estudados sobre a autonomia no desenvolvimento infantil; identificar as principais práticas utilizadas pelos professores para promover a autonomia dos alunos com base na literatura e relatar a influência da organização física da sala de aula na promoção da autonomia dos alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa de cunho exploratório. O estudo da pesquisa concentra-se na prática pedagógica desenvolvida pelos professores para a promoção da autonomia dos alunos e nas escolhas dessas práticas para o desenvolvimento integral. A problemática foi identificada e será abordada no decorrer da investigação deste estudo: como os professores podem desenvolver suas práticas pedagógicas para promover a autonomia infantil? A presente pesquisa visa aprofundar-se nas práticas pedagógicas para a construção da autonomia na Educação Infantil, orientando-se pelas seguintes questões norteadoras: qual a importância da autonomia no desenvolvimento do aluno, com base na literatura da área? Que práticas contribuem para o desenvolvimento da autonomia infantil? Qual a influência da organização física da sala de aula na promoção da autonomia dos alunos? O embasamento teórico da pesquisa está fundamentado em obras como as de Ariès (1981), Freire (1987), Franco (2016), Kishimoto (2017), entre outros, que fornecem conceitos centrais e suporte para elaboração das ideias, e para chegar às categorias de análise, por fim na considerações finais. A pesquisa apontou a discussão em três categorias: “Autonomia e Desenvolvimento Infantil: Importância Desses Elementos na Educação Infantil”, “Práticas Pedagógicas e a Relação entre Autonomia e Desenvolvimento na Educação Infantil” e “Influência da Organização Física da Sala de Aula no que Tange o Desenvolvimento da Autonomia dos Alunos”. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar os benefícios para a construção da autonomia com o uso de jogos, brincadeiras, afetividade, ambiente preparado, interações, imaginário, respeito, rotina, planejamento, entre outros. Esta pesquisa desvendou a importância de promover a autonomia infantil por meio das práticas pedagógicas que devem ser cuidadosamente elaboradas para abranger diversas áreas do desenvolvimento da criança, proporcionando um ambiente propício para que elas se desenvolvam de forma integral.
Abstract: In the current scenario, studies on the individuality of children have gained greater emphasis, dismantling the view that they are merely miniature adults. It is recognized that children are social beings seeking opportunities to develop, recognize themselves in the world, and become functional adults. This research aims, through its general objective, to analyze pedagogical practices in Early Childhood Education that contribute to the development of children’s autonomy based on the literature in the field. The specific objectives are: to reflect on the conception of autonomy in child development according to the studied theorists; to identify the main practices used by teachers to promote students’ autonomy based on the literature; and to report the influence of the physical organization of the classroom on promoting students’ autonomy. This is a bibliographic qualitative research of an exploratory nature. The study focuses on the pedagogical practices developed by teachers to promote students’ autonomy and their choices in fostering comprehensive development. The problem was identified and will be addressed during the investigation of this study: how can teachers develop their pedagogical practices to promote children’s autonomy? This research aims to delve into pedagogical practices for building autonomy in Early Childhood Education, guided by the following central questions: what is the importance of autonomy in student development based on the literature in the field? What practices contribute to the development of children’s autonomy? What is the influence of the physical organization of the classroom on promoting students’ autonomy? The theoretical foundation of this research is based on works by authors such as Ariès (1981), Freire (1987), Franco (2016), Kishimoto (2017), among others, which provide central concepts and support for the elaboration of ideas and the development of analytical categories, culminating in the final considerations. The research focused on three categories of discussion: "Autonomy and Child Development: The Importance of These Elements in Early Childhood Education," "Pedagogical Practices and the Relationship Between Autonomy and Development in Early Childhood Education," and "The Influence of Classroom Physical Organization on the Development of Students’ Autonomy." Through content analysis, it was possible to identify the benefits of fostering autonomy through the use of games, play, affectivity, prepared environments, interactions, imagination, respect, routines, planning, and other elements. This research unveiled the importance of promoting children’s autonomy through pedagogical practices that should be carefully designed to encompass various areas of children’s development, providing an environment conducive to their holistic growth.
Palavras-chave: Autonomia
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Organização Física da Sala de Aula
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Denice Barbosa. Desenvolvimento infantil em pauta: a construção da autonomia na prática pedagógica na educação infantil. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia ) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior – PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1446
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf729,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.