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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de recategorização e construção de sentidos do gênero anúncio publicitário
Autor: Ribeiro, Cláudia Luz de Sousa
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Primeiro membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Segundo membro da banca: Martins, Nize da R. S. Paraguassu
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a recategorização como estratégia para a construção de sentidos do gênero anúncio publicitário. Consideramos, nesta pesquisa, uma noção mais ampla do fenômeno da recategorização, que pode ser observado para além das expressões referenciais, contemplando também a semiose imagética. Nessa perspectiva, adotamos o conceito de texto de base sociocognitivista, visto que consideramos os múltiplos fatores que o constituem para a construção de sentido. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é o de investigar a abordagem do processo de recategorização na construção de sentidos do gênero anúncio publicitário, à luz da concepção sociocognitiva do texto. Assim sendo, assumimos que as linguagens verbal e imagética podem realizar as mesmas funções no que diz respeito ao processo da referenciação na construção de sentidos do texto, particularmente no que concerne ao processo de recategorização. Nesse contexto, elegemos como fundamentos teóricos as perspectivas do sociocognitivismo (KOCH; CUNHA-LIMA, 2005) e da referenciação (MONDADA; DUBOIS, 2003; CAVALCANTE, 2013). No interior dessa última, configura-se o estudo do processo de recategorização (APOTHÉLOZ; REICHLER-BÉGUELIN, 1995; LIMA, 2009; CUSTÓDIO FILHO, 2011). Conforme a metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo, de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Assim, partimos de uma investigação empírica realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental por meio de atividade diagnóstica. A análise dos dados coletados nessa atividade revelou um baixo desempenho leitor dos alunos em relação à leitura e à construção de sentidos do texto multimodal. Dessa forma, a partir da análise dos resultados, elegemos categorias a fim de elaborar uma proposta de ensino que intenciona amenizar as dificuldades na construção de sentidos do gênero anúncio publicitário, observando a multimodalidade e a natureza sociocognitiva dos referentes como aspectos necessários à construção de sentidos desse gênero textual. Essa proposta deve ser vista como sugestão de intervenção que visa a ampliar o desempenho leitor de alunos do 9º ano do ensino fundamental no trabalho com o gênero anúncio publicitário, para onde converge diretamente o nosso foco de trabalho.
Abstract: The object of study of this work is the recategorization as strategy for the construction of senses of the advertising genre. We consider, in this research, a broader notion of the phenomenon of recategorization, which can be observed beyond the referential expressions, also contemplating the imagery semiosis. From this perspective, we adopted the concept of sociocognitivist basic text, as we consider the multiple factors that constitute to the construction of meaning. Thus, the general objective of this work is to investigate the approach of the recategorization process in the construction of meanings of the commercial advertising genre, in light of the sociocognitive conception of the text. Thus, we assume that verbal and imaginary languages can perform the same functions with respect to the process of referencing in the construction of meanings of the text, particularly with regard to the recategorization process. In this context, we have chosen as theoretical foundations prospects of sociocognitivismo (KOCH; CUNHA-LIMA, 2005) and referencing (MONDADA; DUBOIS, 2003; CAVALCANTE, 2013). Within the latter, the study of the recategorization process (APOTHÉLOZ; REICHLER-BÉGUELIN, 1995; LIMA, 2009; CUSTÓDIO FILHO, 2011) is set up, where our work focus converges directly. According to methodology, this research is characterized as field research, descriptive character and qualitative approach. Thus, we star from the description of the approach of the process of reference in the textbook adopted and an empirical investigation carried out with students of the 9th year of elementary school through a diagnostic activity. The analysis of the data collected in this activity revealed a low student reading performance in relation to reading and constructing meanings of the multimodal text. Thus, we start with an empirical investigation carried out with students of the 9th year of primary education through diagnostic activity. Thus, from the analysis of the results gathered in this activity, we chose categories in order to elaborate a proposal of teaching that intends to soften the difficulties in the construction of senses of the advertising genre, observing the multimodality and the sociocognitive nature of the referents as necessary aspect to the construction of senses of this textual genre. This proposal should be seen as a suggestion of intervention that aims to increase the reading performance of students of the 9th grade of elementary school in working with the advertising genre.
Palavras-chave: Referenciação
Recategorização
Multimodalidade Textual
Construção de Sentido
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Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: RIBEIRO, Cláudia Luz de Sousa. Processo de recategorização e construção de sentidos do gênero anúncio publicitário. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/146
Data de defesa: 4-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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