Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1463
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Explorando gêneros e tipos textuais: análise das atividades de produção de texto em livros didático do Ensino Médio |
Autor: | Campelo, Pedro Lucas Soares |
Primeiro orientador: | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, John Hélio Porangaba de |
Segundo membro da banca: | Alves, Shirley Marly |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema: “Estudo dos gêneros e tipos textuais no livro didático Se Liga nas Linguagens - Português” e busca analisar se os gêneros e os tipos textuais apresentados livro didático estão alinhados com os postulados da BNCC (Brasil, 2018) e com os teóricos que se dedicam ao estudo dessa temática. Com isso, o objeto de estudo são as atividades de produção textual e os respectivos gêneros e tipos textuais nelas encontrados. Como embasamento teórico, recorre-se aos estudos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Bezerra (2017, 2022), Silva (2009), Segate (2010), Veçossi (2014), dentre outros. Em relação à metodologia, este estudo se classifica como uma pesquisa básica. Quanto à fonte dos dados, se classifica como documental e descritiva e quanto à abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. A fonte dos dados foi um livro didático que contém os três anos do Ensino Médio (1°, 2° e 3°). O livro analisado é da editora Moderna, escrito por Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. Para a coleta de dados, o procedimento realizado foi uma leitura analítica das atividades de produção de textos lá contidas. Além disso, os instrumentos utilizados foram fichas que serviram como um meio para estruturar dados da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que as atividades de produção textual estão de acordo com os conceitos embasados nos teóricos sobre os gêneros textuais e tipos textuais, porém essas atividades não exploram os propósitos comunicativos e sociais dos gêneros textuais. Palavras-chave: gênero textual; tipo textual; livro didático; BNCC. |
Abstract: | This research has the theme: “Study of genres and textual types in the textbook Se Liga nas Linguagens - Português” and seeks to analyze whether the genres and textual types presented in the textbook are aligned with the postulates of the BNCC (Brazil, 2018) and with the theorists dedicated to the study of this topic. Therefore, the object of study is textual production activities and the respective genres and textual types found in them. As a theoretical basis, we use the studies of Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Bezerra (2017, 2022), Silva (2009), Segate (2010), Veçossi (2014), among others. Regarding methodology, this study is classified as basic research. As for the source of the data, it is classified as documentary and descriptive and as for the approach to the object, the research is qualitative. The source of data was a textbook that contains the three years of high school (1st, 2nd and 3rd). The book analyzed is from Moderna, written by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi. For data collection, the procedure carried out was an analytical reading of the text production activities contained therein. Furthermore, the instruments used were sheets that served as a means to structure research data. The results obtained demonstrate that textual production activities are in accordance with concepts based on theories about textual genres and textual types, but these activities do not explore the communicative and social purposes of textual genres. Keywords: textual genre; textual type; textbook; BNCC. |
Palavras-chave: | Gênero textual Tipo textual Livro didático BNCC |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | CAMPELO, Pedro Lucas Soares. Explorando gêneros e tipos textuais: análise das atividades de produção de texto em livros didático do Ensino Médio. 2025. 64 folhas. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1463 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Monografia Completa | 1,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.