| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1468| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Literatura no ensino médio: uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem |
| Autor: | Dias, Daiane Braga |
| Primeiro orientador: | Gabrielli, Mariele |
| Primeiro membro da banca: | Gabrielli, Mariele |
| Segundo membro da banca: | Carlos Soares, Francisco Edesio |
| Terceiro membro da banca: | Oliveira, Welson Dias de |
| Resumo: | O presente estudo teve como finalidade investigar o papel da literatura na evolução das habilidades e interações sociais dos estudantes do Ensino Médio, com foco na mediação do professor na leitura dos clássicos. Trata-se de um estudo bibliográficos que busca aportes teóricos nos estudos de Antonio Candido (2011), Italo Calvino (1993), Rildo Cosson (2006) e Regina Zilberman (2008). Os resultados teóricos construídos evidenciam a relevância da literatura para o desenvolvimento dos estudantes, colaborando para a evolução de práticas como a leitura crítica, a escrita criativa e estudos e interpretação de textos. A literatura mostra-se, portanto, componente integrante na construção de um ensino que valorize a totalidade do ser humano, contribuindo para a formação de um indivíduo mais consciente e ativo. |
| Abstract: | The present study aimed to investigate the role of literature in the evolution of skills and social interactions of high school students, focusing on the teacher's mediation in the reading of the classics. This is a bibliographic study that seeks theoretical support in the studies of Antonio Candido (2011), Italo Calvino (1993), Rildo Cosson (2006) and Regina Zilberman (2008). The theoretical results constructed highlight the relevance of literature for the development of students, contributing to the evolution of practices such as critical reading, creative writing and studies and interpretation of texts. Literature therefore proves to be an integral component in the construction of teaching that values the totality of the human being, contributing to the formation of a more conscious and active individual. |
| Palavras-chave: | Ensino de Literatura Ensino Médio Mediação Docente Formação de Leitor Literário |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | DIAS, Daiane Braga. Literatura no ensino médio: uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem. 2024. 30f. Monografia (Literatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1468 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 462,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
