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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propostas de leitura no livro didático de língua portuguesa do 6°ano do ensino fundamental
Autor: Amorim, Milene Carvalho Monte de
Primeiro orientador: Nunes, Lúcia Maria de Sousa Leal
Primeiro membro da banca: Pessoa, Géssica Ferreira Carvalho
Segundo membro da banca: Rodrigues, Solange da Luz
Resumo: No âmbito educacional, há uma necessidade de analisar as ferramentas didáticas utilizadas no ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista que o professor recorre a esses recursos para o desenvolvimento de sua prática educativa. Nesse sentido, o entende-se que o livro didático é um recurso indispensável no processo de ensino aprendizagem da leitura, foco desta pesquisa. Assim, ao investigar temática, ressaltando as propostas de leitura inseridas no livro didático, e refletir sobre o papel do professor diante dessas propostas, faz-se necessário que o educador disponha de elementos que possibilitem uma condução satisfatória para formação de uma sociedade letrada, considerando que a leitura deve fazer parte do cotidiano de todos. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as propostas de leitura apresentadas nos livros didáticos utilizados por alunos do sexto ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no componente curricular Língua Portuguesa, em dois livros didáticos indicados pelo PNLD (2024 -2027). Os objetivos específicos consistem em classificar os gêneros textuais, descrever as atividades de leitura e refletir sobre o ensino da leitura na disciplina da Língua Portuguesa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica/documental e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo em vista que o estudo analisará os livros didáticos à luz de referencial bibliográfico. Como aporte teórico, utilizam-se as contribuições de autores como Marcuschi (2010), Silva (2009), Martins (1994), entre outros que discutem essa temática. Os resultados apontam que as atividades propostas nos livros didáticos seguem as orientações das normativas da prática educacional descritas nos PCNs e na BNCC, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades na área da leitura, para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários à aplicabilidade efetiva da leitura e escrita com clareza, autonomia e objetividade em suas situações comunicativas. Portanto, a pesquisa concluiu que os livros analisados atendem aos requisitos de atividades que estimulam a prática da leitura, promovendo reflexões sobre os elementos que compõem os gêneros textuais, a linguagem adequada e sua utilização nos processos comunicativos no contexto social.
Abstract: In the educational field, there is a need to analyze the teaching tools used in teaching Portuguese, considering that teachers use these tools to develop their educational practices. Therefore, the understanding is that the textbook is an indispensable resource in the teaching-learning process of reading, the focus of this research. Thus, researching this topic, highlighting the reading proposals included in textbooks, as well as reflecting on the role of teachers in the face of these proposals, requires that educators have the elements to carry out satisfactory guidance for the formation of a literate society, considering that reading should be part of everyone's daily lives. This research has the general objective of analyzing the reading proposals presented in textbooks for sixth-grade students, in the initial years of Elementary School, in the Portuguese Language curricular component, in two textbooks indicated by the PNLD (2024-2027). The specific objectives consist of classifying textual genres, describing reading activities and reflecting on the teaching of reading in the Portuguese language discipline. To this end, a bibliographic/documentary and descriptive research was developed with a qualitative approach, considering that it will analyze the textbook in light of bibliographic references. As a theoretical basis, it uses the contributions of authors such as: Marcuschi (2010), Silva (2009), Martins (1994), among others who discuss this topic. The results indicate that the activities proposed in the textbooks follow the guidelines of the educational practice regulations described in the PCN and BNCC, as well as the development of skills and abilities in the area of reading so that students acquire the knowledge for the effective application of reading and writing with clarity, autonomy and objectivity in their communicative situations. Therefore, the research concluded that the books studied meet the requirements of activities that stimulate the practice of reading, promoting reflections on the elements that make up the textual genres, appropriate language and use in communicative processes in their social context
Palavras-chave: Livro Didático
Leitura
Ensino de Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: AMORIM, Milene Carvalho Monte de. Propostas de leitura no livro didático de língua portuguesa do 6°ano do ensino fundamental. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1469
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Clóvis Moura – TERESINA)

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