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Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura do texto dramático em sala de aula : estratégias de letramento literário no 9º ano do ensino fundamental
Autor: Carvalho, Rogério Alves de
Primeiro orientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Primeiro membro da banca: Carvalho, Maria do Socorro
Segundo membro da banca: Lopes, Maria Suely de Oliveira
Resumo: O ensino de literatura na educação básica enfrenta uma situação problemática, muitas vezes, em virtude do desconhecimento de seus pressupostos epistemológicos, não permitindo, assim, que se trabalhe adequadamente o texto literário na sala de aula. No ensino fundamental, por exemplo, há uma preferência pela simples leitura da obra literária, quando há, e no ensino médio, há uma preocupação em se trabalhar a história da literatura, ficando o texto literário incumbido de comprovar as características arroladas para cada estilo de época. Como alternativa para solucionar esses problemas, o presente trabalho propõe uma sequência de atividades em que se buscou realizar o letramento literário, entendido como processo que se efetiva por meio da leitura literária. Objetiva-se, desse modo, estimular o interesse pela literatura, considerando não só o que dita o cânone, como também “todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura” (CÂNDIDO, 2004). Dessa forma, algumas questões norteadoras foram propostas para esse fim: a metodologia de leitura proposta pelo livro didático de língua portuguesa atinge realmente o interesse de um trabalho sistematizado com a leitura do texto literário, sobretudo do texto dramático? É possível superar os limites dessa metodologia, pressupondo-se a preeminência do trabalho com a literatura para a efetivação do letramento literário? Que propostas de leitura atenderiam a essa demanda? Para responder a essas perguntas, o presente trabalho delineia um caminho para uma possível transformação dessa realidade, considerando o texto dramático como um instrumento que, se tratado devidamente, poderá despertar nos alunos o interesse pela leitura literária. Postula-se, desse modo, que o trabalho sistematizado com a leitura do texto dramático pode suscitar o interesse pela sua leitura e de outros textos literários. Acredita-se que a possibilidade de estabelecer relações intertextuais entre a obra dramática e outras obras pode contribuir consideravelmente para isso. Nessa perspectiva, abordam-se, nesse trabalho, os aspectos teórico-epistemológicos, didático-metodológicos e ético-estéticos implicados nas aproximações entre literatura e ensino. Para isso, procurou-se apoio nos trabalhos de Cosson (2012), Cândido (2004), Eco (2003), Rouxel (2013), Silva (1998), Dalvi (2013), Zilberman (1989), Barthes (1979), Zumthor (1993), entre outros autores. Ao final, apresenta-se uma proposta de trabalho com a obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, como alternativa para o desenvolvimento do letramento literário, tomando por base a perspectiva abordada por Cosson (2012). A sugestão de trabalhar um conjunto de estratégias de leitura, partindo da sequência básica proposta por Cosson (2012) no processo de leitura literária, ratifica o caráter teórico-metodológico das atividades elencadas. Acredita-se que a intertextualidade da obra com os folhetos de cordel que estão na sua base estrutural e com as adaptações para mídias audiovisuais e hipermidiáticas pode colaborar para uma recepção eficaz do texto literário selecionado. Dessa forma, espera-se contribuir para uma mudança de postura por parte dos docentes em relação ao ensino de literatura, almejando desenvolver a cultura literária dos alunos.
Abstract: The teaching of literature in basic education faced with a problematic situation, often due to the ignorance of its epistemological assumptions, not allowing executing the literary text in the classroom. In fundamental teaching, for example, there is a previous reading of the literary work, when there is a problem in working a history of literature, in the high school obtaining a literary text responsible of proving the characteristics listed for each style of season. As an alternative to solve these problems, the actually work proposes a sequence of activities in which literary literacy it was seek, understood as a process that is effective through literary reading. The aim is to stimulate interest in literature, considering not only what the canon says, but also "all creations of poetic, fictional or dramatic touch at all levels of a society, in all types of culture" (CÂNDIDO, 2004). Therefore, some guiding questions accomplished for this purpose: does the reading methodology proposed by the Portuguese language textbook really reach the interest of a systematized work with reading the literary text, especially the dramatic text? Is it possible to overcome the limits of this methodology, assuming the pre-eminence of the work with the literature for the effectiveness of literary literacy? What reading proposals would meet this demand? In order to answer these questions, the actually work outlines a way for a possible transformation of this reality, considering the dramatic text as an instrument that, if treated properly, could awaken in students the interest in literary reading. It is postulate, therefore, that the systematized work with the reading of the dramatic text can raise the interest for its reading and of other literary texts. It is consider that the possibility of establishing intertextuality relations between the dramatic work and other works can contribute considerably to it. In this perspective, consider issues the theoretical-epistemological, didactic-methodological and ethical-aesthetic aspects implied in the approximations between literature and teaching in this work. For this, support was seen in the works of Cosson (2012), Cândido (2004), Eco (2003), Rouxel (2013), Silva (1998), Dalvi (2013), Zilberman (1989), Barthes (1979), Zumthor (1993) among another writers. Finally, a proposal is present for the work Auto da Compadecida, by Ariano Suassuna, as an alternative for the development of literary literacy, based on the perspective addressed by Cosson (2012). The suggestion to work on a set of reading strategies, starting from the basic sequence proposed by Cosson (2012) in the process of literary reading, confirms the theoretical and methodological character of the activities listed. It is accept that the intertextuality of the work with the cordel leaflets that are in its structural basis and with the adaptations for audiovisual and hypermedia media can collaborate for an effective reception of the selected literary text. Therefore, it is hopefully to contribute to a change of posture on the part of the teachers in relation to the teaching of literature, seeking to develop the literary culture of the students.
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Letramento Literário
Texto Dramático
Ensino Fundamental
Estratégias de Leitura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CARVALHO, Rogério Alves de. Leitura do texto dramático em sala de aula : estratégias de letramento literário no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/147
Data de defesa: 18-May-2018
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