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dc.creatorSousa, Rogério Batista de-
dc.contributor.advisor1Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu-
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Gomes, Raimundo Francisco-
dc.date.accessioned2018-09-04T21:02:24Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationSOUSA, Rogério Batista de. As vozes do verbo: um estudo semântico e sintático numa turma do oitavo ano do ensino fundamental. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/149-
dc.description.resumoEste trabalho se desenvolve na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem como tema o ensino de gramática, mais especificamente o ensino das vozes verbais. O ensino de gramática é um tema pertinente no atual cenário educacional, pois os métodos de abordagem e a compreensão acerca dos conteúdos que envolvem essa temática ainda são tradicionais e motivo de muitas discussões. Nesse cenário, o estudo das vozes verbais configura-se como um dos grandes entraves no ensino de gramática. Apesar de já existirem trabalhos que tratem dessa temática, nenhum deles tem como objetivo apresentar um suporte teórico-metodológico com vista a ampliar a compreensão dos alunos acerca do emprego desse fenômeno. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é investigar a compreensão dos alunos do 8º ano acerca das vozes verbais a fim de elaborar uma proposta de ensino que amplie a compreensão deles acerca desse fenômeno. Para alcançar esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, adotando como procedimento a pesquisa de campo, de cunho qualitativo, realizada numa turma do 8º do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lago da Pedra – MA, fundamentada, principalmente, nos seguintes trabalhos: Antunes (2007; 2009); Bechara (2009; 2014); Bertucci (2015); Campos (2014); Cançado (2015); Castilho (2014); Geraldi (1991; 2011); PCN (1997); Perini (2016); Possenti (2004) e Travaglia (2009; 2011). A investigação realizada demonstrou que os alunos compreendem principalmente os aspectos sintáticos das vozes verbais e apresentam dificuldades para relacionar as informações semânticas desencadeadas pelo verbo aos termos da sentença. Além disso, analisamos o livro didático e constatamos que ele segue a mesma abordagem da gramática tradicional, considerando apenas os aspectos sintáticos e desconsiderando, quase que exclusivamente, os aspectos semânticos das vozes verbais. Concluímos, portanto, que, para a compreensão dos alunos, é imprescindível o trabalho com a abordagem semântica das vozes verbais. Dessa forma, considerando que o livro didático prioriza a abordagem sintática das vozes verbais, elaboramos uma proposta de ensino sobre as vozes verbais que valoriza, principalmente, os aspectos semânticos de forma reflexiva, criando situações para que os alunos observem e reflitam sobre esse fenômeno linguístico no uso. Para isso, assumimos a hipótese de Bertucci (2015) de que a teoria dos papéis temáticos associada à abordagem sintática da gramática pode contribuir para ampliar a compreensão dos alunos acerca das vozes verbais.por
dc.description.abstractThis work is developed in the line of research Theories of Language and Teaching of the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS) of the State University of Piauí (UESPI). Its theme is the teaching of grammar, more specifically, the teaching of verbal voices. The teaching of grammar is a pertinent theme in the current educational scenario, since the methods of approach and the understanding about the contents that involve this theme are still traditional and reason for many discussions. In this scenario, the study of verbal voices is one of the great obstacles in the teaching of grammar. Although there are already works that deal with this theme, none of them has the objective of presenting a theoretical and methodological support in order to broaden students' understanding of the use of this phenomenon. Thus, the aim of this work is to investigate the understanding of the 8th grade students about verbal voices in order to elaborate a teaching proposal that will increase their comprehension about this phenomenon. In order to reach this objective, we developed a descriptive research, adopting as a procedure the research and field, of a qualitative nature, carried out in an 8th grade of the ES of a public school in Lago da Pedra - MA, based mainly on the following works: Antunes (2007; 2009); Bechara (2009; 2014); Bertucci (2015); Campos (2014); Cançado (2015); Castilho (2014); Geraldi (1991; 2011); PCN (1997); Perini (2016); Possenti (2004) and Travaglia (2009; 2011). The research carried out showed that students mainly understand the syntactic aspects of verbal voices and present difficulties to relate the semantic information triggered by the verb to the terms of the sentence. In addition, we analyzed the textbook and found that it follows the same approach of traditional grammar, considering only the syntactic aspects and disregarding, almost exclusively, the semantic aspects of verbal voices. We conclude, therefore, that for the students' understanding, it is essential to work with the semantic approach of verbal voices. Thus, considering that the textbook prioritizes the syntactic approach of verbal voices, we elaborate a teaching proposal on verbal voices that mainly valorizes semantic aspects in a reflexive way, creating situations for students to observe and reflect on this linguistic phenomenon in use. For this, we assume the hypothesis of Bertucci (2015) that the theory of thematic roles associated with the syntactic approach of grammar can contribute to broaden students' understanding of verbal voices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aureste Lima (aurestelima@gmail.com) on 2018-09-04T21:02:24Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_SOUSA, Rogério Batista de.pdf: 3497329 bytes, checksum: 89039ad32d64730b16fa98451da6ff0a (MD5) Termo de autorização para pub. digital_Rogério Batista de Sousa.pdf: 320536 bytes, checksum: 6d539e674e990d2248c81bea07a01501 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T21:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_SOUSA, Rogério Batista de.pdf: 3497329 bytes, checksum: 89039ad32d64730b16fa98451da6ff0a (MD5) Termo de autorização para pub. digital_Rogério Batista de Sousa.pdf: 320536 bytes, checksum: 6d539e674e990d2248c81bea07a01501 (MD5) Previous issue date: 2018-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Gramáticapor
dc.subjectVozes Verbaispor
dc.subjectSintaxepor
dc.subjectSemânticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs vozes do verbo : um estudo semântico e sintático numa turma do oitavo ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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