Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Gabriela Ferreira de-
dc.creatorViana, Elane Azevedo-
dc.contributor.advisor1Alves, Umbelina Saraiva-
dc.date.accessioned2025-02-25T11:48:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Gabriela Ferreira de; VIANA, Elane Azevedo. Desafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina-PI. 2025. 60f. Tcc( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1518-
dc.description.resumoO presente estudo aborda sobre o Tema: Desafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal em Teresina. Para nortear a realização do estudo, constituiu-se o seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e dificuldades enfrentados no processo de alfabetização por professores que atuam no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Teresina-PI? O trabalho teve como objetivo geral: analisar no contexto de uma escola pública municipal em Teresina- PI, os desafios e dificuldades de professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivou: conhecer, na perspectiva dos professores de 1° e 2° ano, as dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização; descrever os desafios enfrentados pelos professores com crianças no processo de alfabetização; e discutir os sentimentos dos professores alfabetizadores com os resultados de sua prática docente. As escolhas metodológicas utilizadas foram a abordagem qualitativa-descritiva e do tipo estudo de campo em quatro turmas do ciclo de alfabetização, sendo 2 (duas) do 1° ano e 2 (duas) do 2° ano, em uma escola municipal localizada na zona Norte de Teresina. Com isso, os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, envolvendo 4 (quatro) professoras. Para a compreensão do objeto de estudo, os fundamentos teóricos permearam pela discussão acerca do processo histórico da alfabetização e as diferentes concepções que embasam as práticas alfabetizadoras, discutiu-se ainda sobre os desafios da alfabetização. Para tanto, contou com a contribuição de autores, dentre os quais, destacou-se: Ferreiro (1985), Freire (1996), Maciel (2013), Soares (2022) e Vygotsky (1984), dentre outros. Os resultados do estudo revelam que, na concepção docente, os alunos apresentam diferentes dificuldades de aprendizagem em torno da alfabetização, como compreensão fonológica e concentração. Além disso, muitas dificuldades foram apontadas pelas professoras, a exemplo da falta de apoio familiar que impactam na qualidade do trabalho docente e, por conseguinte, culminam em desafios para os resultados no processo alfabetizador.por
dc.description.abstractThe present study addresses the topic: Challenges and difficulties faced by teachers in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of elementary school in a municipal public school in Teresina. To guide the study, the following research problem was created: What are the challenges and difficulties faced in the literacy process by teachers working in the 1st and 2nd year of Elementary School at a municipal public school in Teresina-PI? The general objective of the work was to: analyze, in the context of a municipal public school in Teresina-PI, the challenges and difficulties faced by teachers in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of Elementary School. Specifically, it aimed to: understand, from the perspective of 1st and 2nd year teachers, students' learning difficulties in the literacy process; describe the challenges faced by teachers with children in the literacy process; and discuss the feelings of literacy teachers with the results of their teaching practice. The methodological choices used were a qualitative-descriptive approach and a field study in four classes of the literacy cycle, 2 (two) from the 1st year and 2 (two) from the 2nd year, in a municipal school located in the area North of Teresina.Therefore, data were collected from semi-structured interviews, involving 4 (four) teachers. To understand the object of study, the theoretical foundations permeated the discussion about the historical process of literacy and the different conceptions that underpin literacy practices, and the challenges of literacy were also discussed. To this end, it counted on the contribution of authors, including: Ferreiro (1985), Freire (1996), Maciel (2013), Soares (2022) and Vygotsky (1984), among others. The results of the study reveal that, in the teaching conception, students present different learning difficulties around literacy, such as phonological understanding and concentration. Furthermore, many difficulties were highlighted by the teachers, such as the lack of family support, which impacts the quality of teaching work and, therefore, culminates in challenges for results in the literacy process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-25T11:41:31Z No. of bitstreams: 2 TCC FINAL.pdf: 841906 bytes, checksum: 4251df459cdaa325fa868082c8c93ea6 (MD5) Termo de autorização.pdf: 46492 bytes, checksum: 1aaaa5bb833031ae0bc1d7310d73383b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-25T11:48:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC FINAL.pdf: 841906 bytes, checksum: 4251df459cdaa325fa868082c8c93ea6 (MD5) Termo de autorização.pdf: 46492 bytes, checksum: 1aaaa5bb833031ae0bc1d7310d73383b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T11:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC FINAL.pdf: 841906 bytes, checksum: 4251df459cdaa325fa868082c8c93ea6 (MD5) Termo de autorização.pdf: 46492 bytes, checksum: 1aaaa5bb833031ae0bc1d7310d73383b (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de Alfabetizaçãopor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleDesafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina-PIpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf822,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.