Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1518
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina-PI
Autor: Sousa, Ana Gabriela Ferreira de
Viana, Elane Azevedo
Primeiro orientador: Alves, Umbelina Saraiva
Resumo: O presente estudo aborda sobre o Tema: Desafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal em Teresina. Para nortear a realização do estudo, constituiu-se o seguinte problema de pesquisa: Quais os desafios e dificuldades enfrentados no processo de alfabetização por professores que atuam no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em Teresina-PI? O trabalho teve como objetivo geral: analisar no contexto de uma escola pública municipal em Teresina- PI, os desafios e dificuldades de professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. De modo específico, objetivou: conhecer, na perspectiva dos professores de 1° e 2° ano, as dificuldades de aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização; descrever os desafios enfrentados pelos professores com crianças no processo de alfabetização; e discutir os sentimentos dos professores alfabetizadores com os resultados de sua prática docente. As escolhas metodológicas utilizadas foram a abordagem qualitativa-descritiva e do tipo estudo de campo em quatro turmas do ciclo de alfabetização, sendo 2 (duas) do 1° ano e 2 (duas) do 2° ano, em uma escola municipal localizada na zona Norte de Teresina. Com isso, os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, envolvendo 4 (quatro) professoras. Para a compreensão do objeto de estudo, os fundamentos teóricos permearam pela discussão acerca do processo histórico da alfabetização e as diferentes concepções que embasam as práticas alfabetizadoras, discutiu-se ainda sobre os desafios da alfabetização. Para tanto, contou com a contribuição de autores, dentre os quais, destacou-se: Ferreiro (1985), Freire (1996), Maciel (2013), Soares (2022) e Vygotsky (1984), dentre outros. Os resultados do estudo revelam que, na concepção docente, os alunos apresentam diferentes dificuldades de aprendizagem em torno da alfabetização, como compreensão fonológica e concentração. Além disso, muitas dificuldades foram apontadas pelas professoras, a exemplo da falta de apoio familiar que impactam na qualidade do trabalho docente e, por conseguinte, culminam em desafios para os resultados no processo alfabetizador.
Abstract: The present study addresses the topic: Challenges and difficulties faced by teachers in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of elementary school in a municipal public school in Teresina. To guide the study, the following research problem was created: What are the challenges and difficulties faced in the literacy process by teachers working in the 1st and 2nd year of Elementary School at a municipal public school in Teresina-PI? The general objective of the work was to: analyze, in the context of a municipal public school in Teresina-PI, the challenges and difficulties faced by teachers in the literacy process of children in the 1st and 2nd year of Elementary School. Specifically, it aimed to: understand, from the perspective of 1st and 2nd year teachers, students' learning difficulties in the literacy process; describe the challenges faced by teachers with children in the literacy process; and discuss the feelings of literacy teachers with the results of their teaching practice. The methodological choices used were a qualitative-descriptive approach and a field study in four classes of the literacy cycle, 2 (two) from the 1st year and 2 (two) from the 2nd year, in a municipal school located in the area North of Teresina.Therefore, data were collected from semi-structured interviews, involving 4 (four) teachers. To understand the object of study, the theoretical foundations permeated the discussion about the historical process of literacy and the different conceptions that underpin literacy practices, and the challenges of literacy were also discussed. To this end, it counted on the contribution of authors, including: Ferreiro (1985), Freire (1996), Maciel (2013), Soares (2022) and Vygotsky (1984), among others. The results of the study reveal that, in the teaching conception, students present different learning difficulties around literacy, such as phonological understanding and concentration. Furthermore, many difficulties were highlighted by the teachers, such as the lack of family support, which impacts the quality of teaching work and, therefore, culminates in challenges for results in the literacy process.
Palavras-chave: Processo de Alfabetização
Desafios
Dificuldades de Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Ana Gabriela Ferreira de; VIANA, Elane Azevedo. Desafios e dificuldades dos professores no processo de alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina-PI. 2025. 60f. Tcc( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1518
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf822,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.