Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1525
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Educação contábil: percepção dos discentes sobre o desenvolvimento das disciplinas práticas na Universidade Estadual do Piauí |
Autor: | Sousa, Luís Felipe Gomes de |
Primeiro orientador: | Faustino, Antônio |
Primeiro membro da banca: | Faustino, Antônio Marcos Dionísio |
Segundo membro da banca: | Leal, Maria Valéria Santos |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Maria Deuselina Soares |
Resumo: | A formação acadêmica tem o papel de preparar profissionais qualificados que possam atender às demandas dinâmicas do mercado de trabalho. Em razão da evolução das normas contábeis e das tecnologias é necessário que tenhamos uma formação que integre teoria e prática na educação contábil, que prepare os estudantes para desafios atuais e futuros, com foco em habilidades como o uso de sistemas de informação e controle gerencial. O presente estudo tem como objetivo analisar como a contabilidade digital está sendo desenvolvida para os alunos de ciências contábeis da Universidade Estadual do Piauí. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa onde foram coletadas 24 respostas por meio de um questionário estruturado aos alunos do 6º ao 8º período do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Piauí. Os resultados obtidos expuseram um déficit no ensino das disciplinas voltadas a contabilidade digital, conforme a percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da UESPI. |
Abstract: | Academic education plays a role in preparing qualified professionals who can meet the dynamic demands of the job market. Due to the evolution of accounting standards and technologies, it is necessary to have an education that integrates theory and practice in accounting education, preparing students for current and future challenges, with a focus on skills such as the use of information systems and managerial control. The present study aims to analyze how digital accounting is being developed for course of accounting sciences students at the State University of Piauí. Methodologically, this is a research with both quantitative and qualitative approaches, where 24 responses were collected through a structured questionnaire from students in the 6th to 8th semesters of the Accounting course at the State University of Piauí. The results obtained revealed a deficit in the teaching of subjects related to digital accounting, according to the perception of the students from the course of accounting sciences at UESPI. |
Palavras-chave: | Mercado de trabalho Teoria e prática Contabilidade digital Déficit no ensino |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino Campus Clovis Moura |
Programa: | Bacharelado em Ciências Contábeis |
Citação: | SOUSA, Luís Felipe Gomes de. Educação contábil: percepção dos discentes sobre o desenvolvimento das disciplinas práticas na Universidade Estadual do Piauí. 2025. 44f. Monografia( Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1525 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Bacharelado em Ciências Contábeis (Clóvis Moura – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia completa.pdf | Documento principal | 1,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.