Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1537
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | As contribuições da literatura no processo de ensino aprendizagem: um estudo no ensino fundamental II |
Autor: | Sousa, Solange da Costa |
Primeiro orientador: | Tomaz, Patrícia Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho tem como ponto de partida as contribuições da Literatura para o processo ensino aprendizagem no ensino fundamental II. Como procedimento metodológico adotou se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que dialoga com questões históricas perpassadas pela literatura, apresentando um breve histórico da a BNCC, o ensino da literatura e a contribuição para leitura e a escrita no sentido de contextualizar a temática, compreende se a literatura como grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, e principal mente na aquisição e apropriação da leitura e escrita, inserindo o aluno no mundo letrado, que vai além de decodificar códigos. Nesta pesquisa, a Base Nacional Comum Curricular é analisada como um documento normativo que pode auxiliar tanto a família quant o a escola no processo de aquisição do conhecimento, focando no campo literário. Como base para o diálogo sobre literatura utilizamos autores como BNCC (2018), Coelho ( 2010 ), Lajolo (2 018 ), Cademartori (19 94)94). Este trabalho tem como objetivo geral compre ender as contribuições da literatura para aquisição de conhecimento, no ensino fundamental II. Tem como objetivos específicos: conhecer as principais dificuldades encontradas no ensino de Literatura; reconhecer a importância dos textos literários no ensino aprendizagem. O que motivou a pesquisa foi o fato de, ao longo da minha trajetória escolar, ter observado que o ensino de literatura é trabalhado de forma fragmentada, não despertando a curiosidade e o gosto do aluno pelo conteúdo. Finalizando o trabalho reconhece se a literatura como um bem cultural que deve fazer parte do cotidiano dos alunos leitores. |
Abstract: | The present work has as its starting point the contributions of Literature to the teaching-learning process in elementary school II. As a methodological procedure, a qualitative research of a bibliographic nature was adopted that dialogues with historical issues permeated by literature, presenting a brief history of the BNCC, the teaching of literature and the contribution to reading and writing in order to contextualize the theme, Literature is understood as a great ally to the teaching and learning process in the various areas of knowledge, and especially in the acquisition and appropriation of reading and writing, inserting the student in the literate world, which goes beyond decoding codes. In this research, the National Common Curricular Base is analyzed as a normative document that can help both the family and the school in the process of acquiring knowledge, focusing on the literary field. As a basis for the dialogue on literature, we used authors such as BNCC (2018), Coelho (2010), lajola(2018), Cademartori (1994). The general objective of this work is to understand the contributions of literature to the acquisition of knowledge in elementary school II. recognize the importance of literary texts in teaching and learning. What motivated the research was the fact that, throughout my school career, I have observed that the teaching of literature is worked in a fragmented way, not arousing the student's curiosity and taste for the content. At the end of the work, literature is recognized as a cultural asset that should be part of the daily life of student-readers. |
Palavras-chave: | Literatura Letramento Ensino-Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SOUSA, Solange da Costa. As contribuições da literatura no processo de ensino-aprendizagem: um estudo no ensino fundamental II. 2025. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1537 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 252,63 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.