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http://localhost:8080/tede/handle/tede/153
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O violeiro na obra de Elomar Figueira Mello: quatro canções em perspectiva tensiva |
Autor: | Almeida, Caio César Viana de |
Primeiro orientador: | Bezerra Filho, Feliciano José |
Resumo: | A figura do compositor baiano Elomar Figueira Mello encontra-se cristalizada no panteão da música brasileira como autor de uma obra lítero-musical única, que compreende canção, música de câmara, ópera e romances de cavalaria. Suas canções têm a propriedade de aproximar a cultura do interior do Nordeste brasileiro contemporâneo e a cultura trovadoresca da Península Ibérica medieval, representando essas consonâncias culturais luso-brasileiras através de um sertão inventado. O arcabouço teórico da Semiótica da canção foi empregado para delinear a identidade do personagem O Violeiro, sujeito cuja sina é errar pelo mundo para contar e cantar histórias, ora narrando-as, ora protagonizando-as, mantendo vivos o imaginário e a memória do povo do sertão com sua religiosidade sincrética, sua ética e seus valores morais. Para isso, foram selecionadas quatro canções em que O Violeiro é recorrente, aplicando-se na análise duas isotopias cunhadas por Luiz Tatit (2010): canção temática x canção passional e força entoativa x forma musical. Por meio da aplicação destas isotopias foi possível constatar que Elomar utiliza estratégias discursivas tematizantes para estabelecer O Violeiro como um herói polifônico bakhtiniano. Esta pesquisa também contou com o aporte teórico de intelectuais como Bakhtin (2003), Guerreiro (2007), Simões (2003), Machado (2003), Tatit (2010), Zilberberg (2011), Zumthor (1993), entre outros. |
Abstract: | The Bahia composer Elomar Figueira Mello is part of the pantheon of Brazilian music as the author of a unique literary-musical work that includes song, chamber music, opera and chivalric romances. His songs have the attribute of approaching the culture of the interior of the contemporary Brazilian Northeast and the troubadour culture of the medieval Iberian Peninsula, representing these Portuguese-Brazilian cultural consonances by means of a sertão that he himself created. The theoretical framework of Semiotics of the song was used to delineate the identity of the character O Violeiro, individual whose destiny is to wander around the world to tell and sing stories, sometimes narrating them, sometimes playing the leading role on them, and by doing so, he keeps alive the imaginary and the memory of the people from sertão with their syncretic religiosity, their ethics and their moral values. For that, four songs were selected in which O Violeiro is recurring, applying two isotopic values prescribed by Luiz Tatit (2010): thematic song x passionate song and inactive force x musical form. Through the application of these isotopic values, it was possible to verify that Elomar uses thematic discursive strategies to establish O Violeiro as a Bakhtinian polyphonic hero. This research also had the theoretical support of scholars such as Bakhtin (2003), Guerreiro (2007), Simões (2003), Machado (2003), Tatit (2010), Zilberberg (2011) and Zumthor (1993). |
Palavras-chave: | Literatura Semiótica da Canção Elomar Figueira Mello |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | ALMEIDA, Caio César Viana de. O violeiro na obra de Elomar Figueira Mello: quatro canções em perspectiva tensiva. 2018. 93 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/153 |
Data de defesa: | 19-Sep-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
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