| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1541| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: análise do livro didático |
| Autor: | Lima, Serlângia de Moura |
| Primeiro orientador: | Freitas, Leidiana da Silva Lima |
| Resumo: | A monografia aborda como temática o desenvolvimento da Competência Comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos, na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, na cidade de Geminiano Piauí, no ano de 2024. Tem como objetivo geral analisar quais aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa contribuem para o desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos do 9° ano, levando em consideração a produção textual. A problemática surgiu a partir da seguinte indagação: quais aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa contribuem para o desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos do 9° ano, levando em consideração a produção textual? Para embasar teoricamente este trabalho, utilizou-se abordagens referentes ao Ensino de Língua Portuguesa, com ênfase no desenvolvimento da Competência Comunicativa dos alunos. As referências que sustentam a análise incluem os trabalhos de Antunes (2003), Barros (1997), Faraco (2008), Geraldi (2002), Luft (1994), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Perini (2005), Reis (1998), Travaglia (2009), entre outros. Temos por base os fatores ou critérios da textualidade, a coesão, a coerência, a intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, intertextualidade e informatividade, por meio da análise de livro didático. Esses elementos foram abordados de maneira restrita e superficial, o que desfavorece o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, uma vez que o material didático priorizava a abordagem de regras gramaticais. |
| Abstract: | The monograph addresses as a theme the development of Communicative Competence in relation to the written textual production of students, at the Joaquim Antônio de Araújo Municipal School, in the city of Geminiano Piauí, in the year 2024. The general objective seeks to expose the aspects related to the teaching of Portuguese Language, in the written textual production of students, considering the criteria of textuality. The problem arose from the following question: what aspects related to the teaching of Portuguese Language contribute to the development of the Communicative Competence of 9th grade students, taking into account written textual production? The choice of the theme is justified by the perception, as a teacher, that the Teaching of Portuguese Language is not leading the student to concrete situations of language use, specifically, with regard to writing, in view of the lack of textual experiences that provide the understanding and production of texts. This is a bibliographic research focused on the analysis of the textbook intended for the 9th grade. To provide a theoretical basis for this work, approaches related to Portuguese Language Teaching were used, with an emphasis on the development of students' communicative competence. The references that support the analysis include the works of Antunes (2003), Barros (1997), Faraco (2008), Geraldi (2002), Luft (1994), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Perini (2005), Reis (1998), Travaglia (2009), among others. Through the analyses, it was found that a comprehensive evaluation of the presence of textuality criteria in the textbook, such as cohesion, coherence, intertextuality, intentionality, situationality and informativeness, was not feasible. These elements were addressed in a restricted and superficial manner, which hindered the development of students' communicative competence, since the teaching material prioritized the approach of grammatical rules. |
| Palavras-chave: | Ensino de Língua Portuguesa Competência Comunicativa Produção Textual Escrita |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | LIMA, Serlângia de Moura. O desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: análise do livro didático. 2024. 36 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Geminiano, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1541 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 418,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
