Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1599
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O impacto da liderança inclusiva no desempenho das equipes remotas |
Autor: | Morais, Letícia de Sousa |
Primeiro orientador: | Farias, Geazi Alves de |
Resumo: | No contexto atual, a liderança inclusiva envolve a criação de um âmbito de trabalho onde todos se sintam reconhecidos, prestigiados e incluídos; isso implica em promover um ambiente onde as vozes de todos são ouvidas e consideradas. Impulsionado pela crescente adoção do trabalho remoto, a liderança inclusiva surgiu como um fator determinante para o sucesso das equipes distribuídas. Este estudo apresenta como indagação central: De que maneira a liderança inclusiva impacta no desempenho das equipes remotas e tem como objetivo geral ‘Avaliar o impacto da liderança inclusiva no desempenho das equipes remotas’. Quanto aos métodos utilizados foram de natureza aplicada, com abordagem qualitativa/quantitativa. O método de solução do problema foi o indutivo com finalidade descritiva e explicativa, onde os meios de investigação foram: bibliográficos, ex-post facto e telematizada. Foi utilizado um questionário fechado, por meio do google forms, abrigando a escala de Likert com cinco níveis para análise e geração dos resultados, utilizando a análise de conteúdo. O resultado levou a validação da primeira hipótese, parcialmente a segunda hipótese e mostrou relevância na terceira hipótese. |
Abstract: | In the current context, inclusive leadership involves creating a work environment where everyone feels recognized, prestigious and included; This involves promoting an environment where everyone's voices are heard and considered. Driven by the growing adoption of remote work, inclusive leadership has emerged as a key determinant of the success of distributed teams. This study presents as its central question: How does inclusive leadership impact the performance of remote teams and has the general objective of ‘Assessing the impact of inclusive leadership on the performance of remote teams’. As for the methods used, they were of an applied nature, with a qualitative/quantitative approach. The method of solving the problem was inductive with descriptive and explanatory purposes, where the means of investigation were: bibliographic, ex-post facto and telematized. A closed questionnaire was used, using Google Forms, using the Likert scale with five levels for analysis and generation of results, using content analysis. The result led to the validation of the first hypothesis, partially the second hypothesis and showed relevance in the third hypothesis. |
Palavras-chave: | Liderança Liderança Inclusiva Trabalho Remoto |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
Programa: | Bacharelado em Administração |
Citação: | MORAIS, Letícia de Sousa. O impacto da liderança inclusiva no desempenho das equipes remotas. 2024. 27 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1599 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | 489,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.