| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1626| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Análise das implicações do ensino tradicional de gramática no 9º ano do ensino fundamental |
| Autor: | Muniz, Jéssica de Almeida |
| Primeiro orientador: | Alves, Ismael Paulo Cardoso |
| Resumo: | Este estudo apresenta como temática a análise das implicações do ensino tradicional de Gramática no 9º ano do Ensino Fundamental, no intuito de abordar a relevância da utilização de atividades lúdicas como estratégia pedagógica para promover o aprendizado e o desenvolvimento das competências desse componente curricular no ambiente escolar. O trabalho partiu do objetivo principal de analisar como o ensino de gramática está sendo desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental e de que forma ele contribui para o aprendizado, enfatizando o desenvolvimento de competências de leitura e escrita. Para a elaboração desse trabalho, foram destacadas ideias de autores que tratam do tema: Bagno (2013), Geraldi (2017), Possenti (2013), entre outros. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode se concluir que a utilização de práticas lúdicas no contexto de ensino torna se um elemento motivador para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, contribuindo de forma significativa para seu aprendizado. |
| Abstract: | The theme of this study is an analysis of the implications of traditional grammar teaching in the 9th grade of elementary school, with the aim of addressing the relevance of using playful activities as a pedagogical strategy to promote inclusion and the development of skills in this curricular component in the school environment. The main objective of the work was to analyze how the use of playful activities in the Portuguese language teaching process contributes to inclusion, emphasizing the development of reading and writing skills, as well as skills that promote the criticality and creative capacity of students. During the construction of this work, ideas from authors who deal with the subject were highlighted: Bagno (2013), Geraldi (2017), Possenti (2013), among others. Through this work, it was understood that the use of playful practices in the teaching context becomes a stimulating and motivating element for students' cognitive and affective abilities, contributing significantly to their integral development. |
| Palavras-chave: | Atividades Lúdicas Ensino Básico Gramática Língua Portuguesa |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | Muniz, Jéssica de Almeida. Análise das implicações do ensino tradicional de gramática no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1626 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 329,05 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
