| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1669Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Geovana Carine Correia | - |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Juarez Silvestre | - |
| dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Raimundo Nonato | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-24T16:54:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Geovana Carine Correia. A importância da demonstração matemática nos últimos anos do ensino fundamental. 2023. 43f. Monografia( Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1669 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho científico aborda de forma sistêmica a importância da demonstração ou prova matemática aplicada no método de ensino na modalidade do ensino fundamental. Como objetivo específico é relatado o ensino da demonstração no ensino fundamental, como pode ser aplicado em sala de aula adequando as capacidades dos discentes para a devida docência. Como referencial bibliográfico foi utilizado uma extensa exploração de literatura científica acerca do ensino da demonstração. Como conclusão, incluir a demonstração matemática no ensino fundamental torna-se um desafio visto que, existe uma deficiência estrutural no ensino da matemática, inclusive em docência superior, para tornar aptos professores a explanar e tornar mais fácil a compreensão da prova matemática, de acordo com a aptidão abstrata e de conhecimento tocante ao discente. | por |
| dc.description.abstract | This scientific work approaches in a systemic way the importance of the mathematical demonstration or proof applied in the teaching method in the modality of fundamental education. As a specific objective, the teaching of demonstration in elementary school is reported, as it can be applied in the classroom by adapting the students' resources for the necessary teaching. As a bibliographical reference, an extensive exploration of the scientific literature about the teaching of demonstration was used. As a conclusion, including mathematical demonstration in elementary education becomes a challenge since there is a structural deficiency in mathematics teaching, including in higher education, to make teachers able to explain and make it easier to understand mathematical proof, according to with the abstract search and knowledge concerning the student. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-24T02:43:52Z No. of bitstreams: 1 termodeautorização.pdf: 17079737 bytes, checksum: 266f8a2cc2cc881ef845bd32a3f16f2e (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: 1. ANEXE O TCC E O TERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF , PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: 2.CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARADEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 3. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DEAUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-03-24T10:19:21Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-03-24T16:35:59Z No. of bitstreams: 2 Monografiacompleta.pdf: 1207792 bytes, checksum: ea9922807c6e35164f68e738970c298f (MD5) Termodeautorizacao.pdf: 1795725 bytes, checksum: 7e3857524250b5709a8061e9f483bd1a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-24T16:54:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografiacompleta.pdf: 1207792 bytes, checksum: ea9922807c6e35164f68e738970c298f (MD5) Termodeautorizacao.pdf: 1795725 bytes, checksum: 7e3857524250b5709a8061e9f483bd1a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-24T16:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografiacompleta.pdf: 1207792 bytes, checksum: ea9922807c6e35164f68e738970c298f (MD5) Termodeautorizacao.pdf: 1795725 bytes, checksum: 7e3857524250b5709a8061e9f483bd1a (MD5) Previous issue date: 2023-08-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Demonstração Matemática | por |
| dc.subject | Ensino de Matemática | eng |
| dc.subject | Ensino Fundamental | - |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | A importância da demonstração matemática nos últimos anos do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
